Como eram as viagens durante as grandes navegações?
Índice
- Como eram as viagens durante as grandes navegações?
- O que os tripulantes comiam?
- Como era a vida e a higiene dos navegadores portugueses nas grandes navegações?
- Como era a vida nas embarcações?
- Como era a vida dos marinheiros durante as grandes navegações?
- Que eram os tripulantes e passageiros nas viagens das navegações?
- Quem eram os marujos?
- Como era a higiene dos navegadores?
- Como era a higiene nas embarcações dos portugueses?
- Quando começaram as navegações portuguesas?
- Quem era o capitão da navegação?
- Quais eram os medos imaginários dos navegadores?
- Por que as viagens pelo Oceano Atlântico eram sempre perigosas?

Como eram as viagens durante as grandes navegações?
Não era nada fácil... Extremamente desconfortável, insalubre e perigosa. Em média, a cada três navios que partiam de Portugal nos séculos 16 e 17, um afundava. Cerca de 40% da tripulação morria nas viagens, vítimas não só de naufrágios, mas também de ataques piratas, doenças e choques com nativos dos locais visitados.
O que os tripulantes comiam?
A ração diária fornecida aos tripulantes comuns não passava de três refeições compostas por biscoito, e duas pequenas doses de água e vinho. Somente os mais privilegiados tinham a possibilidade de usufruir de carnes, açúcar, cebolas, mel, farinha e das frutas que eram transportadas.
Como era a vida e a higiene dos navegadores portugueses nas grandes navegações?
O banho a bordo era impossível. Além de não existir esse hábito de higiene, a água potável era destinada ao consumo e ao preparo de alimentos. Nas pessoas e na comida, proliferavam todos os tipos de parasitas: piolhos, pulgas e percevejos. ... A má higiene a bordo costumava contaminar os alimentos e a água embarcada.
Como era a vida nas embarcações?
Os passageiros e tripulantes amontoavam-se misturados com fardos, barris de carga e animais vivos, que, aos poucos, eram consumidos ao longo da viagem. As condições climáticas raramente eram favoráveis, variando de um frio insuportável a um calor abrasador. Frequentemente, chuvas abundantes inundavam as embarcações.
Como era a vida dos marinheiros durante as grandes navegações?
Em terra, prontos para embarcar nas caravelas que fariam a Carreira das Índias,aglomeravam-se marujos acostumados àquele tipo de vida, além de “vadios e desobrigados” recrutados pelas ruas de outras cidades.
Que eram os tripulantes e passageiros nas viagens das navegações?
Estes eram divididos em três categorias diferentes: a tripulação de convés ou de navegação, a equipe de engenharia e o pessoal de atendimento aos passageiros. A primeira era responsável por manter o bom andamento e funcionamento do navio, sendo formada por oficiais, quartel-mestres, marinheiros e vigias.
Quem eram os marujos?
Em terra, prontos para embarcar nas caravelas que fariam a Carreira das Índias,aglomeravam-se marujos acostumados àquele tipo de vida, além de “vadios e desobrigados” recrutados pelas ruas de outras cidades. tripulantes dos navios eram “adúlteros, malsins, alcoviteiros, ladrões, ... seguinte ou a isolavam da tripulação.
Como era a higiene dos navegadores?
Eles eram muito porcos pois não tomavam banhoComo tinha pouco água a higiene era muito ruim e não tinha um certo "banheiro,então os tripulantes faziam suas necessidades em um balde,depois jogavam o balde no mar e as ondas o limpavam,e também na época não existia papel higiênico então os tripulantes tinham que limpar o ...
Como era a higiene nas embarcações dos portugueses?
O banho a bordo era um artigo de luxo, pois a água potável era reservada para beber e para o preparo dos alimentos. ... A precária, para não dizer inexistente, higiene contagiava até mesmo a água e os alimentos, que além de insuficientes, acabavam deteriorando com muita rapidez.
Quando começaram as navegações portuguesas?
- Navegações portuguesas e os descobrimentos . A expansão marítima portuguesa teve início em 1415, com a conquista de Ceuta, localizada no norte do continente africano. No ano de 1498, Portugal realizou uma das mais importantes navegações: a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias.
Quem era o capitão da navegação?
- Era dividido em dois pequenos quartos, um para o capitão e outro para o escrivão; Capitão: na maior parte das vezes era um nobre e tinha a autoridade máxima a bordo; Piloto: era quem tinha mais conhecimentos sobre 'a arte de navegar' e cordenava também todas as tarefas de navegação;
Quais eram os medos imaginários dos navegadores?
- Além dos medos imaginários, presentes nos pensamentos desses navegadores (como a crença de que o oceano era povoado por monstros e dragões), também existiam os medos reais, as dificuldades de navegar em mar aberto, as tempestades e chuvas intensas, as doenças e a péssima alimentação.
Por que as viagens pelo Oceano Atlântico eram sempre perigosas?
- As viagens pelo oceano Atlântico eram sempre viagens de grande incerteza e perigo, mas tanto o capitão como o piloto tomavam sempre precaução de forma a que não corressem perigo.