O que Sócrates pensa sobre a morte?
Índice
- O que Sócrates pensa sobre a morte?
- O que acontece quando uma pessoa morre existencialismo?
- Por que Sócrates foi condenado à morte?
- Por que Sócrates se suicidou?
- Qual a tradição filosófica sobre a morte?
- Qual o parentesco entre o exercício filosófico e a experiência da morte?
- Qual a posição da maioria na morte?
- Por que a morte ainda é um mistério da vida?

O que Sócrates pensa sobre a morte?
Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não sabe?” (PLATÃO, 1980, p. 18).
O que acontece quando uma pessoa morre existencialismo?
Como o existencialismo se foca na existência concreta e finita, ao invés de uma ideia de ser abstrato e eterno, a morte é entendida como o fim da existência, de tudo o que fizemos dela e de tudo o que planejamos um dia fazer, inclusive o que deixamos de fazer.
Por que Sócrates foi condenado à morte?
Acusado por corrupção dos jovens e traição aos deuses; Júri para decidir quanto à condenação ou não de Sócrates; ... Sócrates foi condenado à morte e aceitou a sua sentença.
Por que Sócrates se suicidou?
Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus pupilos, ao invés de fugir quando a oportunidade surgiu, e encara a morte calmamente.
Qual a tradição filosófica sobre a morte?
- De Platão (428-347 a.C.) a Heidegger (1889-1976), a tradição filosófica é repleta de teorias e ensinamentos sobre a morte, tema tão amedrontador quanto instigante.
Qual o parentesco entre o exercício filosófico e a experiência da morte?
- O parentesco entre o exercício filosófico e a experiência da morte aparece em destaque em um dos mais belos diálogos platônicos: o Fédon - dedicado ao tema da imortalidade da alma.
Qual a posição da maioria na morte?
- No entanto, a posição da maioria pode ser resultado de uma relutância em admitir o medo - para os outros e si mesmo. Com base nessa hipótese, psicólogos há quase 30 anos têm examinado os efeitos mentais e sociais causados por pensar na morte.
Por que a morte ainda é um mistério da vida?
- A morte ainda é um dos maiores mistérios da vida. É inevitável nos questionarmos o porquê de termos que nos despedir de alguém que amamos, ou mesmo temer o nosso próprio fim. Há, no entanto, milhões de possibilidades de lidarmos e refletirmos a morte não apenas como um momento unicamente de dor, mas como parte incontornável da vida.