O que os escultores gregos valorizavam nas esculturas?

O que os escultores gregos valorizavam nas esculturas?
Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.
O que as esculturas gregas representam?
Elas foram primordiais para o cumprimento de ordens religiosas, políticas e ornamentais as quais representavam e glorificam sobretudo, deuses, heróis, musas e atletas. Observe que a escultura grega recebe grande influência dos modelos egípcios, cretenses e mesopotâmicos.
Como os gregos pintavam suas esculturas?
- Os antigos gregos, no entanto, normalmente pintavam suas esculturas, especialmente suas estátuas, com várias cores, incluindo azul, vermelho, marrom, e até mesmo laranja. Pintores especializados foram empregados para adicionar cor ao trabalho de um escultor, uma vez que a obra tenha sido terminada.
Como os gregos desenvolveram sua arte?
- Ao contrário de outros povos, os gregos não restringiram o desenvolvimento de sua arte a um único aspecto de suas vidas (como a religião) e nem atrelou a mesma aos interesses de um único grupo social. Entretanto, isso não quer dizer que os gregos transformaram sua arte em um âmbito autônomo e livre de influências.
Quais são as esculturas gregas originais?
- As esculturas gregas que chegaram até o dias de hoje são cópias feitas pelos romanos. Poucos exemplos, como a Vênus de Milo, são originais. Os principais nomes da escultura grega foram: Fídias, Lisipo, Miron, Policleto e Praxíteles. Veja também: Escultura Grega.
Por que os gregos fizeram esculturas de mármore?
- Os gregos fizeram a maioria de suas esculturas de mármore, uma substância rochosa que está amplamente disponível na Grécia. Embora haja uma variedade de tipos de mármore, os gregos preferiram mármore off-white, uma vez que oferece melhor contraste quando visto, permitindo que os espectadores vejam melhor as curvas elaboradas pelo artista.