adplus-dvertising

Como é feita a cirurgia de ouvido?

Índice

Como é feita a cirurgia de ouvido?

Como é feita a cirurgia de ouvido?

Esta cirurgia é feita por meio de uma incisão (corte) atrás da orelha e sob visão de um microscópio cirúrgico e auxílio de micro brocas. É feita a abertura do osso do ouvido (mastoíde). Para o fechamento da perfuração do tímpano, analogamente a timpanoplastia, são utilizados enxertos para o seu fechamento.

Tem cirurgia para otite?

Trata-se de um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do tecido doente no ouvido, normalmente uma inflamação crônica ou um colesteatoma, através da abertura das células aéreas da mastóide. Essa cirurgia é indicada para o tratamento de sequelas da otite média crônica.

Quanto tempo dura uma cirurgia de timpanoplastia?

O enxerto é obtido através deste mesmo acesso cirúrgico, e o mesmo irá funcionar como uma ponte para que a membrana timpânica possa “crescer” novamente e assim fechar a perfuração. O procedimento dura cerca de 60 a 90 minutos.

Qual o tratamento adequado para a otite?

  • No caso de a otite ser persistente e ter um perfil crónico pode ser sugerido um teste auditivo. Depois do diagnóstico, existem duas formas de tratamento. Se o quadro for mais ligeiro, recomenda-se a toma de um anti-inflamatório, analgésico e/ou gotas para os ouvidos e desobstrução nasal.

Qual a duração da otite crónica?

  • Dizemos que estamos perante uma otite aguda quando existe um episódio infecioso em que os sintomas possuem uma duração inferior a 4 semanas. A otite crónica é uma perturbação inflamatória ou infeciosa cuja duração se arrasta no tempo, tipicamente quando os sintomas se estendem por mais de 12 semanas.

Quais são os tipos de otite?

  • O termo otite traduz uma inflamação / infecção no ouvido. A otite média (que afeta o ouvido médio) é a mais frequente, podendo no entanto ocorrerem otites no ouvido externo e no ouvido interno. Assim, conforme a sua localização no ouvido, podemos identificar os seguintes tipos de otite:

Como prevenir o aparecimento de otites?

  • Existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir o risco do aparecimento de otites. Essa prevenção é multidisciplinar e implica, por exemplo, ensinar as crianças a fazer uma boa higiene, nomeadamente a lavar as mãos frequentemente e a não partilhar talheres ou copos.

Postagens relacionadas: