Quais substâncias acrescentadas fazem parte do processo de floculação e para que serve esta etapa?

Quais substâncias acrescentadas fazem parte do processo de floculação e para que serve esta etapa?
Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.
Para que serve a coagulação da água?
Coagulação. Substâncias coagulantes são adicionadas na água com a finalidade de reduzir as forças eletrostáticas de repulsão, que mantém separadas as partículas em suspensão, as coloidais e parcela das dissolvidas.
Qual é a reação da floculação?
- Floculação é uma reação química e física na qual partículas minúsculas se unem, para depois ocorrer a decantação. Durante este processo, as partículas formam flocos, ou flóculos. O procedimento é essencial no tratamento de água, por exemplo.
Como ocorre a floculação na água?
- Em tratamento de água. Em tratamento de água para consumo público e uso específico da indústria, como na fabricação de cerveja, a floculação faz com que as partículas finas de areia, argila, matéria orgânica e sólidos em suspensão presentes na água se agreguem e formem flocos.
Como é feito a floculação e a coagulação?
- A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se. Essa é uma das primeiras etapas do tratamento de água. Mas antes de falarmos como esse processo é feito, vejamos por que ele é necessário.
Como os processos de floculação são executados?
- Em várias indústrias, os processos de floculação são executados em modo contínuo ou de lote com misturadores dinâmicos ou estáticos. Um dos principais parâmetros do processo nos dois modos é o Tempo de Residência na Zona de Mistura (Mixing Zone Residence Time, MZRT).