O que ocorre quando uma onda se propaga de um local para o outro?
Índice

O que ocorre quando uma onda se propaga de um local para o outro?
Quando uma onda se propaga de um local para outro, necessariamente ocorre: Transporte de energia. ... No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas possuem: Mesma frequência.
Como se dá a propagação de uma onda sonora?
As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
Quais as formas de propagação de uma onda?
As ondas podem ser classificadas segundo sua direção de vibração: ondas que se propagam na mesma direção que seu estímulo são longitudinais, já as ondas que se propagam em direções perpendiculares às do seu estímulo são ondas transversais.
Qual a direção de propagação das ondas?
- Classificação das Ondas. Segundo a direção de propagação das ondas, elas são classificadas em: Ondas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda. Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago. Ondas Tridimensionais: as ondas que se ...
Qual é o elemento que provoca uma onda?
- O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. Ondas circulares na superfície de um líquido São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.
Quando duas ondas se encontram?
- Quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência. A interferência pode ser construtiva (aumento da amplitude) ou destrutiva (diminuição da amplitude). As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Qual a frequência de uma onda?
- Frequência: representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo. A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda.