adplus-dvertising

Qual a importância do gene p53 no processo de divisão celular?

Índice

Qual a importância do gene p53 no processo de divisão celular?

Qual a importância do gene p53 no processo de divisão celular?

p53 é um gene supressor tumoral, que codifica uma fosfoproteína nuclear que desempenha um papel importante no controle do ciclo celular, no reparo do DNA e na indução da apoptose.

Qual é a relação da investigação da mutação alteração da proteína p53 com a doença?

A relação entre mutações no p53 e clínica adversa já está bem estabelecida, o que reflete a importância de sua proteína na regulação e crescimento das células tumorais. Por exemplo, em LMC (leucemia mielóide crônica), embora o início da doença dependa da junção BCR/ABL, a progressão envolve alterações em p53 (21).

O que são as proteínas rãs e p53?

A proteína p53 desempenha um papel central na resposta celular que inclui a parada do ciclo celular permitindo o reparo do dano no DNA, ou indução da morte celular. A perda da função dessa proteína pode levar à proliferação celular desordenada, aumento da sobrevida da célula e resistência às drogas quimioterápicas.

Quais são as mutações em p53?

  • Ao contrário dos genes RB e APC (veja adiante), nos quais a maioria das mutações são do tipo sem sentido, 80% a 90% das alterações em p53 são mutações de sentido trocado. A proteína p53 é uma fosfoproteína composta por 393 aminoácidos. Consiste em quatro unidades (ou domínios): Um domínio que ativa fatores de transcrição.

Será que a mutação afeta um gene defeituoso?

  • Isso é mais provável ocorrer se a mutação afeta um gene envolvido com a divisão celular ou um gene que normalmente faz com que uma célula defeituosa morra. Algumas pessoas têm um alto risco de desenvolver câncer por herdarem mutações em determinados genes.

Por que uma mutação genética pode afetar a proteína?

  • Até mesmo uma única mudança na base, de um gene entre as milhares de bases que o compõem pode ter um grande efeito. Uma mutação genética pode afetar a célula de várias maneiras, algumas interrompem a produção de proteínas, outras podem alterar a proteína em si, fazendo com que não funcione mais como deveria ou não funcione definitivamente.

Qual a origem da proteína p53?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa. Esquema tridimensional da proteína p53 a azul, e um fragmento de DNA a laranja. P53, também conhecido como TP53 ou proteína de tumor, é uma proteína citoplasmática, de massa molecular 53 kDa, sintetizada pela própria célula. É qualquer isoforma de uma ...

Postagens relacionadas: