O que acontece com uma célula quando colocada em uma solução hipertônica?
O que acontece com uma célula quando colocada em uma solução hipertônica?
Na solução hipotônica, a água entra na célula, porém a presença da parede impede que ela se rompa, como ocorre com a célula animal. Nesse ponto, dizemos que as células estão turgidas. Na solução hipertônica, a célula perde água e observa-se que a membrana plasmática desgruda-se da parede celular.
Será que a solução é hipotônica?
- Se a solução dentro da célula tiver mais soluto do que a solução fora da célula, a solução é hipotônica. Se a solução fora da célula contém o mesmo soluto que a solução dentro da célula, a solução é isotônica. Uma solução hipotônica é uma solução que contém menos soluto que a célula que é colocada nele.
Será que a solução é hipertônica?
- Se uma célula com uma concentração de NaCl de 0,9% é colocada numa solução de água com uma concentração de NaCl de 10%, a solução é dita ser hipertônica. Hyper significa mais, o que significa que a solução em que a célula é colocada contém mais soluto do que a solução dentro da célula.
Quais são os termos de hipertônico e hipotônico?
- Em fenômenos de difusão, quando um soluto é transportado por um fluido líquido ou gasoso de um meio mais concentrado para um menos concentrado, ou osmose(quando o fluido envolvido é a água), os termos hipertônicoe hipotônicosão definidores da análise de movimento e sentido das partículas quando separadas de um meio com concentração diferente.
Qual a concentração de água dentro de uma solução isotônica?
- Portanto, a concentração de água dentro dela é de 99,1%. Uma solução isotônica é uma solução na qual a mesma quantidade de soluto e solução está disponível dentro da célula e fora da célula. A solução e a porcentagem de soluto são as mesmas dentro da célula que na solução fora da célula.