O que pode acontecer se a pessoa omitir socorro?
Índice
- O que pode acontecer se a pessoa omitir socorro?
- É correto omitir a prestação de socorro porque?
- O que pode causar a omissão de socorro à vítima?
- É crime negar atendimento médico?
- O que diz a lei sobre omissão de socorro?
- Quando não é omissão de socorro?
- Quando ocorre a omissão de socorro?
- Qual a hipótese de omissão de socorro?
- Por que o profissional deve realizar o socorro?
- Qual a consequência do crime de omissão de socorro?
- Como fazer o socorro de um acidente?
O que pode acontecer se a pessoa omitir socorro?
No caso da consequência da omissão resultar em lesão grave, a pena será duplicada e, caso resulte em morte, triplicada. Art. ... Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa. Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta em morte.
É correto omitir a prestação de socorro porque?
Omissão de socorro é um dos crimes previstos no Código Penal brasileiro, em seu art. 135. ... Em sendo lesão ou o homicídio culposo a eventual omissão funcionará como causa especial de aumento de pena, conforme o art. 121, §4º e 129, §7º do CP.
O que pode causar a omissão de socorro à vítima?
Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
É crime negar atendimento médico?
O Código Penal prevê no artigo 135 o crime de omissão de socorro, que ocorre quando alguém deixa de prestar atendimento tendo condição de fazê-lo. A pena é de detenção de um a seis meses ou multa.
O que diz a lei sobre omissão de socorro?
Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Quando não é omissão de socorro?
Deixar de prestar socorro a quem pode vir a estar em risco não é crime. Para que haja omissão de socorro, é preciso que o perigo seja não só grave, mas iminente. ... Mas não é só quem está em perigo grave e iminente que pode ser vitima da omissão de socorro.
Quando ocorre a omissão de socorro?
Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Qual a hipótese de omissão de socorro?
- Assim, na hipótese de omissão de socorro, o condutor do veículo comete crime próprio, específico, salvo a ocorrência de infração ainda mais grave (CTB, art. 302, III; art. 303, parágrafo único; CP, art. 121, § 3º). Fica totalmente descartada a figura do art. 135 do Código Penal, por força do princípio da especialidade.
Por que o profissional deve realizar o socorro?
- O profissional deve realizar o atendimento necessário para evitar a ocorrência de algum resultado que coloque em risco a vida do paciente. Se a omissão de socorro resultar em morte ou lesão, o profissional da saúde responderá penalmente por esse resultado.
Qual a consequência do crime de omissão de socorro?
- A consequência relacionada à prática do crime de omissão de socorro é a aplicação de pena e/ou multa.
Como fazer o socorro de um acidente?
- Abandonar a vítima de acidente; Omitir socorro sob pretexto de não testemunhar; Tentar remover a vítima presa nas ferragens, sem estar preparado; Tumultuar o local do acidente; Deixar de colaborar com as autoridades competentes. 3 O QUE POSSO FAZER