O que ocorre durante a fase de enchimento?
Índice
- O que ocorre durante a fase de enchimento?
- O que ocorre na fase de enchimento da bexiga?
- Como se dá o processo de micção?
- Como relaxar o esfíncter uretral?
- Qual o efeito da acetilcolina sobre a bexiga?
- Quais são os sinais de enchimento da bexiga?
- Qual a anatomia da bexiga?
- Como é feita a inervação da bexiga?
- Quando a micção é forte para esvaziar a bexiga?
O que ocorre durante a fase de enchimento?
O que ocorre durante a fase de enchimento? Relaxamento do detrusor e contração de esfíncter interno e externo.
O que ocorre na fase de enchimento da bexiga?
Na fase de enchimento vesical a bexiga funciona como um reservatório, pois acumula urina com baixa pressão, não excedendo 10 cm H20, graças à acomodação de suas estruturas (músculo liso, tecido conjuntivo, urotélio) e pela ativação de mecanismos inibitórios neurais originados em grande parte pelos nervos simpáticos.
Como se dá o processo de micção?
Na micção, os esfíncteres se relaxam e a uretra abre-se para a livre passagem da urina. Ao mesmo tempo o músculo da parede vesical contrai-se e força a urina para fora da bexiga. Ao final da micção, quando a bexiga já se esvaziou, os esfíncteres se contraem novamente e a bexiga interrompe sua contração e relaxa.
Como relaxar o esfíncter uretral?
Imagine a bexiga como um balão, ela relaxa para permitir o enchimento contraindo o esfíncter externo para evitar a saída da urina. Uma vez que a bexiga está cheia, envia um sinal de "enchimento" para o cérebro, dizendo que é hora de desocupar.
Qual o efeito da acetilcolina sobre a bexiga?
A bexiga possui receptor M3, e a Ach, ao se ligar, promove contração do músculo detrusor, contraindo, assim, a bexiga. Além disso, os esfíncteres possuem receptor M2, e, quando a Ach se liga, promove relaxamento dos mesmos. Esses dois processos em conjunto promovem a micção.
Quais são os sinais de enchimento da bexiga?
- Outros sinais de enchimento são enviados, uma vez que este reflexo é autoregenerativo, à medida que a bexiga atinge sua repleção que no adulto seria entre 3 ml (GALHARDO E KATAYAMAN, 2007). Ao mesmo tempo em que o córtex envia estimulo inibitório sobre o detrusor ocorre também um aumento da atividade da musculatura lisa uretra.
Qual a anatomia da bexiga?
- Na primeira etapa do ciclo, ocorre o enchimento progressivo da bexiga. No segundo passo, inicia-se o reflexo da micção, que esvazia a bexiga. Para um melhor entendimento, vamos para um resumo breve da anatomia da bexiga e sua inervação, já abordados no artigo sobre Anatomia do Trato Urinário. A bexiga é constituída de ápice, fundo, corpo e colo.
Como é feita a inervação da bexiga?
- Inervação A principal inervação da bexiga é feita pelo sistema nervoso autônomo parassimpático através dos nervos esplâncnicos pélvicos provenientes do plexo sacral da medula que se conectam aos segmentos S2, S3 e em menor proporção com o S4.
Quando a micção é forte para esvaziar a bexiga?
- Quando as contrações de micção estão suficientemente fortes para esvaziar a bexiga, o reflexo da micção produz um reflexo secundário através da porção eferente do nervo pudendo para relaxar o esfincter externo da uretra. Se este reflexo secundário for mais forte que a inibição voluntária do esfincter externo, ocorre a micção.