Como é feita a cirurgia de pé torto congênito?
Índice
- Como é feita a cirurgia de pé torto congênito?
- Como é a cirurgia de Pé Torto?
- Quais as sequelas do pé torto congênito?
- Quanto tempo dura o tratamento do pé torto congênito?
- Qual o motivo de nascer com o pé torto?
- Como é feita a tenotomia?
- Como corrigir o pé torto?
- Como endireitar o pé?
- Como corrigir pé torto congênito?
- O que significa pé torto congênito?
- Qual a melhor forma de tratamento para o pé torto congênito?
- Quando deve ser feita a cirurgia do pé torto?
- Como fazer a identificação do pé torto congênito?
- Qual o significado do termo torto congênito?
Como é feita a cirurgia de pé torto congênito?
Os métodos convencionais de tratamento cirúrgico dessa grave deformidade envolvem osteotomias corretivas, artrodese tríplice modelante ou talectomia. Essas cirurgias são tecnicamente difíceis devido ao fato de a deformidade do pé torto congênito ser multidirecional.
Como é a cirurgia de Pé Torto?
Realizam a correção cirúrgica em dois tempos. No primeiro tempo fazem liberação diferenciada das partes moles com seccionamento dos ramos superficial e profundo do ligamento deltóideo. No segundo tempo realizam artrodese tríplice com pequenas cunhas de ressecção óssea corrigindo o varismo, adução e eqüinismo do pé.
Quais as sequelas do pé torto congênito?
Como vimos, o resultados do tratamento do pé torto congênito são muito bons, mas se a doença não for tratada, a criança pode ter sequelas graves no decorrer do seu desenvolvimento, como a deformidade dos ossos do pé, o desenvolvimento de artrose, a preocupação com a autoimagem, a incapacidade de andar normalmente, o ...
Quanto tempo dura o tratamento do pé torto congênito?
Antes, o tempo médio de tratamento ambulatorial era de seis meses e havia a necessidade de uma intervenção cirúrgica invasiva. A partir do uso do novo método, chamado de Ponseti – homenagem ao médico italiano que inventou a técnica, ele foi reduzido para seis semanas, em média.
Qual o motivo de nascer com o pé torto?
As causas do pé torto ainda são desconhecidas e bastante discutidas, no entanto alguns pesquisadores acreditam que essa condição é essencialmente genética e que ao longo do desenvolvimento do bebê houve ativação de genes responsáveis por essa deformidade.
Como é feita a tenotomia?
Na Tenotomia, a ponta do bisturi é colocada numa posição que permite o alongamento entre o tendão e o osso. É complicado de entender, não é mesmo? Na prática, esse procedimento é rápido e foi necessária apenas uma anestesia local.
Como corrigir o pé torto?
O pé torto posicional pode ser corrigido mediante imobilização das articulações com gesso e uso de fisioterapia para esticar o pé e o tornozelo. O tratamento precoce com imobilização é benéfico no caso do pé torto verdadeiro, mas cirurgia, frequentemente complexa, também é geralmente necessária.
Como endireitar o pé?
O principal método de manipulações para tratamento de pé torto é conhecido como método de Ponseti, que envolve a manipulação das pernas da criança pelo médico ortopedista e a colocação de gesso a cada semana durante cerca de 5 meses para alinhamento correto dos ossos do pé e tendões.
Como corrigir pé torto congênito?
Tratamento para pé torto congênito O principal método de manipulações para tratamento de pé torto é conhecido como método de Ponseti, que envolve a manipulação das pernas da criança pelo médico ortopedista e a colocação de gesso a cada semana durante cerca de 5 meses para alinhamento correto dos ossos do pé e tendões.
O que significa pé torto congênito?
Chamamos de pé torto congênito (PTC) uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé que acontece ainda na gestação.
Qual a melhor forma de tratamento para o pé torto congênito?
- Outra forma de tratamento para o pé torto congênito é a cirurgia para corrigir a deformidade nos pés, combinada com a fisioterapia, que pode durar meses ou anos. O tratamento conservador para pé torto congênito deve ser feito pelo médico ortopedista e inclui:
Quando deve ser feita a cirurgia do pé torto?
- A cirurgia deve ser feita entre os 3 meses e 1 ano de idade e depois da operação a criança deve usar gesso durante 3 meses. Contudo, a cirurgia não cura o pé torto. Ela melhora a aparência do pé e a criança consegue andar, no entanto, ela diminui a força dos músculos dos pés e das pernas do bebê, podendo causar rigidez e dor a partir dos 20 anos.
Como fazer a identificação do pé torto congênito?
- A identificação do pé torto congênito pode ser feita ainda durante a gestação por meio da realização da ultrassonografia, podendo ser visualizado por esse exame a alteração na posição dos pés.
Qual o significado do termo torto congênito?
- O termo pé torto congênito (PTC) é usado para se referir ao pé equinocavovaro, que é uma das deformidades mais freqüentes ao nascimento. O PTC pode ser uma deformidade isolada (idiopática) ou associada com outras alterações. (FIGURA 1).