O que a divisão celular tem a ver com o câncer?
Índice
O que a divisão celular tem a ver com o câncer?
Nas células cancerígenas ocorrem anomalias durante o ciclo celular. A mitose perde o seu controle crescendo cada vez mais originando um tumor. Esse crescimento descontrolado decorre da ativação de proto-oncogenes. Ou seja, genes normais que se tornam um oncogene devido a uma mutação ou ao aumento de expressão gênica.
O que acontece quando uma célula se tornar câncer?
Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas. As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e a invasão de outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa.
Como as células cancerosas podem invadir outros tecidos?
- As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e a invasão de outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa. O corpo humano é formado por trilhões de células que se multiplicam por meio de um processo chamado divisão celular.
Como as células se tornam cancerosas?
- As células se tornam cancerosas devido a um dano no DNA. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que só isso.
Será que as células cancerosas vão substituir as células normais?
- As células cancerosas vão substituindo as células normais. E diminuem também os genes de reparo, revestindo de ‘estado normal’ as células mutadas. Quando uma célula normal recebe cópias extras dos oncogenes ativados, haverá estimulação constante dos eventos bioquímicos da proliferação celular e da transformação celular.
Por que você está desenvolvendo câncer?
- É relativamente comum que pessoas que estão desenvolvendo câncer apresentem anemia ou perda de sangue pelas fezes, por exemplo, o que leva à diminuição dos glóbulos vermelhos e à redução de oxigênio no sangue, cansando cansaço intenso mesmo quando se faz pequenas tarefas, como subir alguns degraus ou tentar arrumar a cama, por exemplo.















