O que o locador pode exigir do Locatario?
Índice
- O que o locador pode exigir do Locatario?
- O que o locador não pode exigir?
- O que exigir do fiador?
- Pode exigir mais de um fiador?
- Qual a relação entre locador e locatário?
- Quais são os direitos e deveres do locador e locatário?
- Por que o imóvel deve ser entregue ao locador?
- Como o locador deve proteger sua propriedade?

O que o locador pode exigir do Locatario?
No contrato de locação, pode o locador exigir do locatário as seguintes modalidades de garantia: I - caução; II - fiança; ... As garantias locatícias existem de maneira a proteger o locador, garantindo o cumprimento da obrigação principal.
O que o locador não pode exigir?
As multas estipuladas em contrato são aquelas por atraso no pagamento do aluguel, por rescisão contratual antes do término do contrato por parte do locatário, e por infração a qualquer das cláusulas do contrato. ... O locador, por sua vez, não pode pedir o imóvel de volta antes de terminado o prazo do contrato.
O que exigir do fiador?
Se o fiador for pessoa física, é necessário apresentar os seguintes documentos para cada fiador e seu cônjuge:
- Ficha cadastral preenchida e assinada;
- Documentos de identidade (RG, CPF);
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda superior a 3 vezes aluguel e encargos;
- Declaração do último Imposto de Renda;
Pode exigir mais de um fiador?
Dois fiadores cada um com um imóvel, um fiador com dois imóveis. O que não pode é pedir duas fianças diferentes. Sim, imobiliária pode exigir dois fiadores e isso não caracteriza dupla fiança.
Qual a relação entre locador e locatário?
- A relação entre locador e locatário também deve ser mantida na troca de informações sobre o pagamento. É obrigação do locador enviar recibos que comprovem que os valores foram devidamente liquidados. Em um contrato de aluguel por temporada, determinações importantes devem ser cumpridas por ambas as partes.
Quais são os direitos e deveres do locador e locatário?
- Nesse contrato, são estabelecidos os direitos e os deveres do locador e do locatário, o valor do aluguel, a data de vencimento, entre outros aspectos importantes. A formalização evita transtornos para ambas as partes no futuro.
Por que o imóvel deve ser entregue ao locador?
- No entanto, é preciso atentar para o fato de que “nas mesmas condições em que foi entregue” não significa que o imóvel apresente uma infraestrutura perfeita no momento em que foi locado. A presunção nessa situação se refere ao fato de que deve ser entregue ao locador no mesmo estado em que foi recebido pelo locatário.
Como o locador deve proteger sua propriedade?
- Nesse sentido, o locatário deve preservar a estrutura da propriedade e adotar estratégias para resguardar o imóvel. De toda forma, o locador deverá ser informado sobre eventuais estragos e deteriorações que o bem venha a ter sofrido ao longo da vigência do contrato de locação.