adplus-dvertising

Como avaliar uma prescrição médica?

Índice

Como avaliar uma prescrição médica?

Como avaliar uma prescrição médica?

Na avaliação da prescrição, o farmacêutico deverá observar se o receituário possui minimamente: - está escrito em português e legível; - utiliza a nomenclatura oficial dos medicamentos no país; - utiliza e o sistema de pesos e medidas oficiais do Brasil; - contém o nome do paciente; - contém a forma farmacêutica, ...

Qual a melhor maneira de atuar ao identificar um erro de prescrição médica?

Um método eficiente que viabilizar a detecção de erros de medicação é a implementação da validação farmacêutica nos tratamentos antineoplásicos, visando a melhora na qualidade da saúde dos pacientes oncológicos.

O que é avaliação farmacêutica?

A avaliação farmacêutica da prescrição é requisito essencial para a manipulação de formulações de profissionais habilitados e deve envolver as especificações, as propriedades físico-químicas, farmacotécnicas e farmacológicas dos ativos prescritos.

O que é a prescrição farmacêutica?

A prescrição farmacêutica é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

O que é o erro de prescrição?

Erro de prescrição com significado clínico é definido como um erro de decisão ou de reda- ção, não intencional, que pode reduzir a proba- bilidade do tratamento ser efetivo ou aumentar o risco de lesão no paciente, quando comparado com as praticas clínicas estabelecidas e aceitas27.

O que são erros de prescrição?

Os erros de prescrição foram definidos como pres- crições de medicamentos que envolvem paciente, medica- mento, dose, frequência, via de administração e/ou forma farmacêutica errada, indicação inapropriada, terapêutica duplicada ou redundante, alergia documentada a medi- camentos prescritos, terapia contraindicada e ...

Qual é o objetivo da consulta farmacêutica?

Para o CFF, a consulta farmacêutica é o “Atendimento realizado pelo farmacêutico ao paciente, respeitando os princípios éticos e profissionais, com a finalidade de obter os melhores resultados com a farmacoterapia e promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde”.

Como deve ser a prescrição farmacêutica?

  • VI. adotar medidas para que os resultados em saúde do paciente, decorrentes da prescrição farmacêutica, sejam acompanhados e avaliados. No Art. 9º, define como deverá ser redigida e quais são serão os componentes mínimos que deverão conter no formulário de prescrição. c) instruções adicionais, quando necessário.

Por que os medicamentos precisam de prescrição?

  • Todos os demais medicamentos necessitam de prescrição para serem dispensados. Algumas substâncias, por apresentarem possíveis riscos à saúde e/ou potencial de sobreprescrição ou mal uso, ou por induzirem dependência física ou psíquica possuem sua prescrição e sua dispensação sujeitas a controle especial.

Qual a nova atribuição do farmacêutico?

  • A prescrição farmacêutica é a mais nova atribuição do farmacêutico e, por isso, gera muitas dúvidas. Ø RDC nº 586 de 29 de agosto de 2013 – Regulamenta a prescrição farmacêutica e dá outras providências.

Qual a finalidade da prescrição?

  • A prescrição, como prática multidisciplinar, surge da necessidade de ampliar a cobertura dos serviços de saúde e o acesso do paciente a estes serviços, aumentando o controle sobre os gastos além de proporcionar obtenção de melhores resultados no tratamento realizado pelo paciente.

Postagens relacionadas: