O que acontece com o excesso de serotonina?
Índice
- O que acontece com o excesso de serotonina?
- O que é serotonina alta?
- O que é serotonina e para que serve?
- Como ocorre o excesso de serotonina no sangue?
- Quais são os sintomas da síndrome da serotonina alta?
- Quais as principais alterações na serotonina no organismo?
- Como o excesso de serotonina é removido pelas células?

O que acontece com o excesso de serotonina?
O excesso de serotonina não é causa direta conhecida de quadros psiquiátricos, porém intoxicações por serotonina devidas a doses muito elevadas de algumas substâncias como, por exemplo, antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina, podem levar a tremores, contrações espontâneas de músculos, náuseas e diarreia ...
O que é serotonina alta?
Geralmente, níveis normais de serotonina no sangue se encontram de 1 nanogramas por mililitro (ng/mL). Quando esse valor está muito elevado, pode ser um sinal de Síndrome Carcinoide, que envolve um grupo de sintomas relacionados a tumores no intestino delgado, apêndice, cólon e brônquios.
O que é serotonina e para que serve?
A Serotonina é uma molécula biológica com funções neurotransmissoras, que realiza a comunicação entre células nervosas, basicamente ela é responsável pela comunicação entre cérebro, sistema nervoso e corpo.
Como ocorre o excesso de serotonina no sangue?
- Um caso de excesso de serotonina ocorre, também, quando se ingere alimentos estragados ou irritantes e o intestino aumenta a produção de serotonina levando, assim, à diarreia. O excesso de serotonina no sangue leva, também, aos vômitos, nestes casos.
Quais são os sintomas da síndrome da serotonina alta?
- Pessoas com a síndrome da serotonina alta podem apresentar muitos sintomas leves, sendo os principais as náuseas, diarreia, disfunção erétil, tremores, aumento dos batimentos cardíacos, pressão arterial elevada, inquietação, confusão, pupilas dilatadas, perda de coordenação, contração muscular, transpiração, dores de cabeça ...
Quais as principais alterações na serotonina no organismo?
- A síntese da serotonina também depende da quantidade de triptofano livre no plasma, que é o aminoácido precursor desta substância. O triptofano é um nutriente muito importante para o organismo, também encontrado em alimentos ricos em proteínas, como a carne, o peixe, o peru e os laticínios. Quais as principais alterações na serotonina no organismo?
Como o excesso de serotonina é removido pelas células?
- O excesso de serotonina secretada pelas células é removido pelas veias de drenagem do intestino. Eles é, então, ligado às plaquetas em que estão armazenadas.