O que é correto sobre o Dadaísmo?

O que é correto sobre o Dadaísmo?
O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.
O que o termo Ready-made significa no Dadaísmo?
Trata-se de produzir, não "obras de arte", mas intervenções, deliberadamente absurdas e inesperadas. As ações perturbadoras do dadaísmo se revelam na recusa às técnicas propriamente "artísticas" e na utilização de materiais e procedimentos da produção industrial, que são despidos de seus usos e objetivos habituais.
Qual a origem do dadaísmo?
- A “Fonte”, de Marcel Duchamp, é uma obra emblemática do dadaísmo. Max Ernst (1891-1976) Pintor e escultor alemão, fez parte também de outros movimentos de vanguarda, como o surrealismo. As temáticas do inconsciente e da irracionalidade eram constantes em sua produção.
Quais as expressões mais famosas do dadaísmo?
- Além disso, são famosas as assemblages (no francês, colagens com materiais) e fotomontagens. Uma das expressões mais famosas do Dadaísmo eram as fotomontagens.
Quem foi o dadaísmo na Primeira Guerra Mundial?
- Também conhecido como Movimento Dadá,esta vanguarda foi criada por um grupo de artistas (pintores, escritores e poetas) refugiados da Primeira Guerra Mundial, em 1916, em Zurique, na Suíça. Os integrantes do dadaísmo eram totalmente contra a guerra, que era motivada por motivos capitalistas, e aos valores burgueses da época.
Como começou o dadaísmo na arte contemporânea?
- Em pouco tempo, o movimento dadaísta começou a se espelhar por outras grandes metrópoles artísticas mundiais da época, como Barcelona, Berlim, Paris, Nova York, entre outras. Posteriormente, alguns dos seguidores do dadaísmo deram início ao Surrealismo, e várias características desta vanguarda ainda permanecem presentes na arte contemporânea.