Quais são os direitos do deficiente auditivo?
Índice
- Quais são os direitos do deficiente auditivo?
- Quem tem problema auditivo pode se aposentar?
- Quais os direitos de um deficiente auditivo unilateral?
- Como saber se sou deficiente auditivo?
- Quanto ganha um deficiente auditivo?
- Qual é o CID para deficiência auditiva?
- O que é considerado surdo?
- São características da deficiência auditiva?
- Quais são os tipos de deficiência auditiva?
- Quem tem deficiência auditiva pode se aposentar?
- Qual o grau de surdez da pessoa com deficiência auditiva?
- Qual a idade mínima para aposentadoria para deficiente auditivo?

Quais são os direitos do deficiente auditivo?
Quais são os direitos do deficiente auditivo?
- Passe-livre. O deficiente auditivo com renda familiar per capita de até um salário mínimo tem direito à gratuidade no transporte público. ...
- Isenção de Impostos. ...
- Eventos Culturais e Esportivos. ...
- Empregabilidade. ...
- Aposentadoria Especial. ...
- Acesso ao Ensino Superior.
Quem tem problema auditivo pode se aposentar?
Todo deficiente auditivo que tiver sua condição comprovada por laudo médico tem direito à aposentadoria da pessoa com deficiência.
Quais os direitos de um deficiente auditivo unilateral?
Direitos do portador de surdez unilateral Nesse sentido, o Tribunal Superior do Trabalho definiu que a deficiência unilateral igual ou superior a 41 decibéis é considerada suficiente para garantir o direito do portador a concorrer a vagas destinadas às pessoas com deficiência.
Como saber se sou deficiente auditivo?
Como então garantir os seus direitos se você possui deficiência auditiva? O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Quanto ganha um deficiente auditivo?
Os deficientes auditivos de baixa renda podem se beneficiar da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Essa lei garante que a pessoa com deficiência que não tem condições de trabalhar e nem outros meios de renda possa receber um salário mínimo por mês.
Qual é o CID para deficiência auditiva?
CID 10 H90 Perda de audição por transtorno de condução eou neuro-sensorial – Doenças CID-10.
O que é considerado surdo?
Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada. E é considerado parcialmente surdo todo aquele que a capacidade de ouvir, apesar de deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.
São características da deficiência auditiva?
Deficiência auditiva (perda auditiva) é quando a habilidade auditiva da pessoa é reduzida. Deficiência auditiva faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons. As causas mais comuns de deficiência auditiva (perda auditiva) são ruídos e envelhecimento.
Quais são os tipos de deficiência auditiva?
- Então, sim, quem tem deficiência auditiva pode se aposentar de maneira especial. Mas convém lembrar que a deficiência deverá ser comprovada por especialistas de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia, após a execução de testes auditivos específicos. Quais são os tipos de deficiência auditiva contemplados?
Quem tem deficiência auditiva pode se aposentar?
- Então, sim, quem tem deficiência auditiva pode se aposentar de maneira especial. Mas convém lembrar que a deficiência deverá ser comprovada por especialistas de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia, após a execução de testes auditivos específicos.
Qual o grau de surdez da pessoa com deficiência auditiva?
- Isto é, não haverá distinção entre os que possuem surdez de grau moderado a severo, e aqueles com surdez profunda, caso ambos sejam enquadrados como pessoas com deficiência auditiva. Todavia, reforçamos que, com qualquer grau de surdez, é imprescindível buscar a reabilitação auditiva.
Qual a idade mínima para aposentadoria para deficiente auditivo?
- A mínima para mulheres é de 55 anos e para homem, de 60 anos. Quais são as etapas para conseguir o benefício? Para conquistar o direito à aposentadoria para deficiente auditivo é fundamental que o beneficiário vá a um dos postos do INSS.