O que antônimo significa?
O que antônimo significa?
Os antônimos correspondem a relação de duas palavras ou mais que apresentam significados opostos. O termo originado do grego se refere a junção das palavras “anti”, que quer dizer contrário e "onymia" diz respeito a nome.
Que quer dizer sinônimo?
Sinônimo é um adjetivo masculino que classifica uma palavra que, apesar de ser diferente, tem o mesmo significado (ou muito parecido) de outra. Esta palavra tem origem no grego synonymós, e segundo a etimologia indica algo que tem o mesmo nome.
Para que serve os antônimos?
Antónimo ou antônimo é a palavra cujo significado seja contrário, oposto ou inverso ao de outra. O emprego de antónimos na construção de frases é um dos recursos estilísticos que conferem ao trecho empregado uma forma mais erudita ou que chame atenção do leitor ou do ouvinte.
Quais são os antônimos?
- Os antônimos são expressões ou palavras que têm o significado oposto quando comparadas a outra. Nesse caso, se forem substituídos, causam alteração no sentido inicial, expressando uma ideia contrária à anterior. Veja como a substituição de palavras antônimas modifica o sentido de uma frase: Ela chegou à escola com muita disposição para estudar.
Qual o antônimo da palavra sinônimo?
- Inclusive, ele possui seu próprio antônimo, uma vez que o antônimo da palavra “antônimo” é “sinônimo”. O sinônimo é um substantivo masculino e indica palavras com significados semelhantes ou aproximado ao de outras palavras, como ocorre com as palavras “cidade” e “município”, “feliz” e “alegre”, “língua” e “idioma” ou “pessoa” e “indivíduo”.
Qual a origem da palavra antônimo?
- Relativamente à etimologia, a palavra antônimo tem origem no grego, com a junção de anti (que indica algo contrário ou oposto) e onymia (que significa nome).
Qual o significado de palavras antônimas?
- Leia mais sobre o significado de sinônimo. Os antônimos são expressões ou palavras que têm o significado oposto quando comparadas a outra. Nesse caso, se forem substituídos, causam alteração no sentido inicial, expressando uma ideia contrária à anterior. Veja como a substituição de palavras antônimas modifica o sentido de uma frase: