adplus-dvertising

Qual o objetivo da obra Tropicália de Hélio Oiticica?

Índice

Qual o objetivo da obra Tropicália de Hélio Oiticica?

Qual o objetivo da obra Tropicália de Hélio Oiticica?

O uso de signos e imagens convencionalmente associados ao Brasil não tem como objetivo figurar uma dada realidade nacional - tarefa que mobilizou parte de nossa tradição artística -, mas, nos termos do artista, objetivar uma imagem brasileira pela "devoração" dos símbolos da cultura brasileira.

O que é a obra Tropicália?

Tropicália é um dos movimentos culturais mais significativos do Brasil, abrangendo música, cinema, artes visuais e artes cênicas. O termo Tropicália foi usado pela primeira vez pelo artista Hélio Oiticica, para uma obra de arte de mesmo nome que ele expôs no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1967.

Qual a relação do artista Hélio Oiticica com o Tropicalismo?

Além disso, foi um dos grandes inspiradores do movimento tropicalista com sua obra “Tropicália”. Ao lado de Lygia Clarke e outros, se preocupava em produzir o que chamaram na década de 60 de “antiarte”, ou seja, obras de arte que rompiam com a relação de serem somente contemplativas.

Quem foi Hélio Oiticica E o que foi a Tropicália nas artes visuais?

Certamente um questionamento assim passou pela cabeça de parte de quem visitou, em 1965, a exposição que o artista plástico carioca Hélio Oiticica (1937-1980) chamou de Manifestações ambientais, que incluía capas, tendas e estandartes. ...

O que foi a Tropicália de Hélio Oiticica?

A obra era constituída por um labirinto de madeira forrado com areia e pedras, que, ao ser percorrido pelo espectador, colocava-o em contato corporal com diversos elementos naturais e culturais do Brasil, como plantas tropicais e araras nativas, num percurso que terminava em frente a um aparelho de televisão ligado.

Qual a relação do Parangolé com os músicos da Tropicália?

O Parangolé em si constitui o começo e o fim do círculo, a partir do qual o corpo se faz obra e o dançarino, espectador. Talvez possamos dizer que, quando alguém veste um Parangolé, compõe com ele um novo transobjeto.

Postagens relacionadas: