O que foi o Segundo concílio do Vaticano?
Índice
- O que foi o Segundo concílio do Vaticano?
- O que mudou a partir do Concílio Vaticano II?
- Como era a missa antes do Concílio Vaticano II?
- O que é o concílio da Igreja Católica?
- O quê Missa Tridentina?
- Qual é o autor do Concílio Vaticano II?
- Será que a Igreja deve lutar pela continuidade do Concílio Vaticano II?
- Quais são os concílios?
- Quando começou o Concílio da Igreja Católica?
O que foi o Segundo concílio do Vaticano?
Foi uma série de conferências realizadas entre 19, consideradas o grande evento da Igreja Católica no século 20. Com o objetivo de modernizar a Igreja e atrair os cristãos afastados da religião, o papa João XXIII convidou bispos de todoo mundo para diversos encontros, debates e votações no Vaticano.
O que mudou a partir do Concílio Vaticano II?
Em 1995, o Papa João Paulo II classificou o Concílio Vaticano II como "um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo"....Concílio Vaticano II.
II Concílio do Vaticano | |
---|---|
Concílio anterior | Vaticano I |
Concílio seguinte | — |
Convocado por | Papa João XXIII |
Presidido por | Papa João XXIII, Papa Paulo VI |
Como era a missa antes do Concílio Vaticano II?
Com o antigo missal a padre celebrava o ato religioso de costas para seus fiéis, e de frente para o altar. Com o novo, a missa é rezada de frente para as pessoas. Na missa antiga os fiéis não tocavam a hóstia com as mãos, como ocorre na moderna.
O que é o concílio da Igreja Católica?
O termo concílio designa a reunião em assembleia de um conjunto de bispos, com a finalidade de deliberar sobre determinados aspetos respeitantes à disciplina, à doutrina e à prática dos preceitos da Igreja Católica.
O quê Missa Tridentina?
Chama-se tridentina (gentílico de Trento, na Itália) porque é baseada numa revisão do Missal Romano pedida pelo Concílio de Trento aos papas, e aplicada pelo Papa São Pio V em 1570.
Qual é o autor do Concílio Vaticano II?
- Segundo o Papa Bento XVI, depois das Sagradas Escrituras, o Papa Pio XII é o autor ou fonte autorizada mais citada nos documentos do Concílio Vaticano II. Bento XVI considera que não é possível entender o Concílio Vaticano II sem levar em conta o magistério de Pio XII. (...)
Será que a Igreja deve lutar pela continuidade do Concílio Vaticano II?
- Diante dessa realidade, a Igreja deve lutar pela continuidade das propostas do Concílio Vaticano II ou deve convocar de um novo concílio ecumênico? Muitos teólogos acreditam que a constituição Gaudium et spes (GS) é o documento que melhor expressa o espírito do Concílio Vaticano II.
Quais são os concílios?
- Os concílios, que são reuniões de dignidades eclesiásticas e de teólogos, são um esforço comum da Igreja, ou parte da Igreja, para a sua própria preservação e defesa, ou guarda e clareza da Fé e da doutrina.
Quando começou o Concílio da Igreja Católica?
- Este mesmo Papa inaugurou-o, a ritmo extraordinário, no dia 11 de outubro de 1962. O Concílio, realizado em 4 sessões, só terminou no dia 8 de dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI. Nestas quatro sessões, mais de 2 000 Prelados convocados de todo o planeta discutiram e regulamentaram vários temas da Igreja Católica.