Qual o objetivo de um laudo?
Qual o objetivo de um laudo?
Laudo é o documento elaborado por um ou mais peritos, onde se apresentam conclusões do exame pericial. No Laudo de Avaliação, busca-se definir o montante atribuível a um determinado patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações), segundo critérios contábeis ou valor de mercado.
Quais são as partes de um laudo pericial?
Possui quatro partes:
- Preâmbulo: qualificação dos peritos (oficial e não oficiais) e do objeto da perícia;
- Exposição: narrativa minuciosa de tudo que os peritos observaram no exame;
- Fundamentação: motivos que levaram os peritos à conclusão final;
- Conclusão técnica: respostas aos quesitos formulados.
O que são quesitos pertinentes e impertinentes?
Quesitos Pertinentes e Impertinentes Os primeiros têm por objetivo esclarecer as questões técnicas contábeis. Os impertinentes abordam, geralmente, aspectos não relacionados com que se debate nos autos do processo, ou então, são perguntas que buscam do perito a opinião fora de sua competência legal.
Como é o laudo pericial?
- 473 do CPC/2015. Desenvolvimento: Laudo pericial – o laudo é a peça escrita, na qual os peritos contábeis expõem, de forma circunstanciada, as observações e estudos que fizeram e registraram além das conclusões fundamentadas da perícia.
Qual a unidade de ação para um laudo pericial?
- 5 UNIDADE DE AÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM LAUDO PERICIAL Para elaboração de um laudo pericial deve-se determinar os eventos a serem realizados de forma hierarquica, continua e sistêmica. Dessa forma, temos que visualizar, incialmente, a árvore-seqüência da unidade de ação pretendido (figura 1).
Qual é o laudo pericial contábil?
- Laudo pericial contábil pode ser definido como uma peça escrita por um perito contador ou uma equipe de peritos, com a finalidade de expressar informações em relação a eventos de uma perícia contábil, auxiliando o magistrado e podendo ser muito relevante para a sentença.
Como proceder após a concessão do laudo?
- Após a concessão do laudo, o Juiz intima as partes para tomarem ciência do mesmo, e assim, caso queiram irão se manifestar sobre o mesmo. As partes podem concordar com o laudo ou discordar, contestar, solicitar esclarecimentos, formular quesitos adicionais ou mesmo rejeitar o laudo e solicitar a realização de nova perícia.