O que aparece no exame Citopatologico?
Índice
- O que aparece no exame Citopatologico?
- Quando da alteração no preventivo?
- Quando um exame de papanicolau da alterado?
- Quando o resultado do papanicolau da inflamação?
- Quando deve ser realizado o papanicolau?
- Quais são os resultados anormais encontrados no Papanicolau?
- Qual o objetivo do exame de Papanicolau?
- Como se preparar para o papanicolau?
O que aparece no exame Citopatologico?
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
Quando da alteração no preventivo?
Todavia, na maioria das vezes, as alterações do preventivo são de natureza inflamatória ou infecciosa e podem ser avaliadas durante o exame ginecológico comum e, quando necessário, tratadas pelo médico assistente. São exemplo “cervicite”, “inflamatório leve", "moderado" ou "acentuado”.
Quando um exame de papanicolau da alterado?
Algumas lesões e resultados do papanicolau podem ser sugestivas da presença do vírus HPV. Se a paciente apresentar um resultado sugestivo de infecção pelo HPV, o médico especialista poderá solicitar novos exames para investigar melhor essa alteração e iniciar o tratamento.
Quando o resultado do papanicolau da inflamação?
Quando o resultado do preventivo indica inflamação, pode significar a presença de uma infecção vaginal. Segundo a médica, inflamações inespecíficas descritas no exame devem ser correlacionadas com o exame físico realizado, assim, é possível direcionar o tratamento específico se for necessário.
Quando deve ser realizado o papanicolau?
- O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes.
Quais são os resultados anormais encontrados no Papanicolau?
- De todos os resultados anormais encontrados no Papanicolau, o ASCUS é o mais comum. Ele ocorre em cerca de 2 a 3% dos exames. O ASCUS indica uma atipia, ou seja, uma alteração nas características normais das células escamosas, sem, porém, apresentar qualquer sinal claro de que possam haver alterações pré-malignas.
Qual o objetivo do exame de Papanicolau?
- O objetivo do exame de Papanicolau é colher algumas amostras de células da região do óstio cervical e ao redor do colo uterino, de forma a obter células da ectocérvice, endocérvice, zona de transformação e JEC. Essas células colhidas são enviadas para um laboratório para que possam ser estudadas em um microscópio por um patologista.
Como se preparar para o papanicolau?
- Para entender como se preparar para o Papanicolau e aprender mais sobre o processo, leia os passos abaixo. Certifique-se de que seu exame não será no dia da sua menstruação.