Como se nutre a cartilagem fibrosa?
Como se nutre a cartilagem fibrosa?
A cartilagem é avascular, por isso a nutrição é feita através do pericôndrio. PERICÔNDRIO: membrana do tecido conjuntivo, este pericôndrio reveste o tecido cartilaginoso OBS: A cartilagem fibrosa não apresenta pericôndrio por isso a nutrição é feita através da difusão do líquido sinovial.
Qual é a função da cartilagem fibrosa?
Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso. È encontrado principalmente entre as vértebras, formando os discos intervertebrais, contribuindo com a flexibilidade e amortecimento.
Qual é a cartilagem fibrosa?
- A cartilagem fibrosa é um tecido intermediário entre a cartilagem hialina e o conjuntivo denso (JUNQUEIRA e CARNEIRO, 2004). Ela está sempre associada ao tecido conjuntivo denso, sendo difícil determinar os limites entre eles (JUNQUEIRA e CARNEIRO, 2004).
Quais são os tratamentos da cartilagem?
- Os tratamentos são feitos de acordo com o tipo de lesão e podem variar entre medicamentos, como anti-inflamatórios e anestésicos, fisioterapias e até cirurgias. Apesar de existir um processo de recuperação natural da cartilagem, ele é muito demorado e pode causar ainda mais lesões e desgastes.
Como são levados os nutrientes para a cartilagem?
- Os nutrientes são levados até a cartilagem por vasos sanguíneos presentes em um tecido conjuntivo adjacente denominado de pericôndrio. A cartilagem, por ser um tecido resistente e flexível, está bastante associada à sustentação de alguns tecidos moles.
Qual a matriz da cartilagem?
- A cartilagem é dividida em três tipos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa. A cartilagem hialina é a mais frequente e sua matriz é rica em fibrilas constituídas principalmente de colágeno tipo II associado a glicoproteínas adesivas e proteoglicanas.