Quem foi Michel Foucault na sociedade moderna?
Índice
- Quem foi Michel Foucault na sociedade moderna?
- Como Foucault entende a sociedade disciplinar moderna?
- Como Foucault caracteriza a sociedade contemporânea?
- Qual a função da disciplina para Foucault?
- O que é a Lei para Foucault?
- Como surge a sociedade disciplinar?
- Quais as principais características do pensamento de Foucault?
- Qual a filosofia de Foucault?
- Qual a história de Michel Foucault?
- Como a sociedade francesa ficou cada vez mais difícil de tolerar?
- Como se manifesta a “disciplina” na sociedade moderna?
Quem foi Michel Foucault na sociedade moderna?
Michel Foucault (1926-1984), pensador francês do século XX, dedicou-se à análise do novo modelo de organização do poder desenvolvido, mormente, a partir do século XVIII. Para Foucault, na sociedade moderna, o poder não está centrado apenas no setor político ou em determinada organização.
Como Foucault entende a sociedade disciplinar moderna?
Desta forma, entende-se que a sociedade disciplinar não é somente uma organização social regida pelas disciplinas com foco na produção de corpos dóceis, mas é também uma sociedade formada através de uma estratégia (anônima) de dominação burguesa para substituição do modelo monárquico de exercício do poder por um novo ...
Como Foucault caracteriza a sociedade contemporânea?
2 Foucault e a análise da vigilância Em contraposição ao Absolutismo, período histórico antecessor da Modernidade, Foucault (1996) salienta as características da sociedade moderna, a qual ele chama de disciplinar, e diz que um dos instrumentos do qual esta se vale é o olhar hierárquico.
Qual a função da disciplina para Foucault?
No texto em questão, Foucault apresenta a disciplina como o controle produtivo, convergindo a energia do ser humano em produtividade, sendo que, quanto mais obediente o ser se torna, mais útil ele é pra sociedade, ou seja, os corpos são docilizados.
O que é a Lei para Foucault?
RESUMO[1]: Para Foucault, a norma corresponde à construção de um paradigma que embasará a distinção entre o normal e o anormal. Ao anormal, isto é, ao que se situa à margem da norma, são destinados instrumentos de correção, os quais se pautam, sobretudo, em mecanismos de exclusão.
Como surge a sociedade disciplinar?
De acordo com Foucault, as sociedades disciplinares surgem no século XVIII, atingem seu apogeu no século XX e entram em processo de decadência a partir desse período, dando lugar ao surgimento de uma nova forma de organização social. Essa nova sociedade foi definida por Deleuze como sociedade de controle.
Quais as principais características do pensamento de Foucault?
Segundo Foucault, a sociedade faz uso abusivo do poder através das instituições, escolas e prisões, por exemplo. A era moderna é definida através da disciplina, que nada mais é do que um meio de dominação que tem como objetivo domesticar o comportamento humano. Antes, a escola era um local de castigo. ...
Qual a filosofia de Foucault?
- A FILOSOFIA DE FOUCAULT. Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos. Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, ...
Qual a história de Michel Foucault?
- História da Loucura; O Nascimento da Clínica; As Palavras e as Coisas; Vigiar e Punir; História da Sexualidade “Nossa sociedade não é de espetáculos, mas de vigilância.” Michel Foucault nasceu no dia 15 de outubro de 1926, em Poitiers, na França.
Como a sociedade francesa ficou cada vez mais difícil de tolerar?
- E, conforme a sociedade francesa foi assumindo características cada vez mais ligadas à produtividade industrial, ao comércio de larga escala e às grandes transações financeiras, na virada do século 18 para o 19, a ineficiência ficou cada vez mais difícil de tolerar, inclusive na hora de punir criminosos.
Como se manifesta a “disciplina” na sociedade moderna?
- Para Foucault, a “disciplina” também se manifesta nas escolas, indústrias e Forças Armadas modernas, justamente como uma maneira de exercer o poder para produzir sujeitos capazes de funcionar como engrenagens da nova sociedade pós-absolutismo. Até o tempo de que as pessoas dispõem será controlado de formas muito mais estritas do que se via antes.