adplus-dvertising

O que mudou no Manual de Redação da Presidência da República?

Índice

O que mudou no Manual de Redação da Presidência da República?

O que mudou no Manual de Redação da Presidência da República?

Novo manual da Presidência da República traz mudanças na redação oficial de órgãos federais. A principal mudança diz respeito à extinção dos formatos de memorando e aviso, e a implantação do chamado “padrão ofício”.

O que mudou na redação oficial 2019?

Agora, a terceira edição trouxe alterações significativas, sobretudo quanto à redação de correspondências, já que os atos normativos são regidos pela Lei Complementar 95, de 1998. Destacamos algumas das mudanças. Impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

O que diz o Manual de Redação da Presidência da República?

O Manual de Redação da Presidência da República é uma ferramenta teórico-referencial, que tem a finalidade de tratar das comunicações oficiais e da elaboração de atos normativos pelo Poder Executivo, com a definição de padrões a serem utilizados.

Qual a última versão do Manual de Redação da Presidência da República?

A terceira edição do Manual, elaborada pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, foi aprovada pela Portaria nº 1.369, de 27 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2018.

Qual a fonte usada na redação oficial?

Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação: papel A4 (29,7 cm x 21 cm), fonte Calibri ou Carlito, os textos devem ser impressos na cor preta em papel branco.

Qual a formatação de um ofício?

O fecho da comunicação deve ser formatado da seguinte maneira: a) alinhamento: alinhado à margem esquerda da página; b) recuo do parágrafo: 2,5 cm de distância da margem esquerda; c) espaçamento entre linhas: simples; d) espaçamento entre parágrafos: de 6 pontos após cada parágrafo; e e) não deve ser numerado.

O que é um ofício na redação oficial?

Ofício é a comunicação que é expedida exclusivamente para tratar assuntos oficiais entre órgãos da Administração Pública ou a particulares.

Onde Comprar o Manual de Redação da Presidência da República?

Manual de Redação da Presidência da República - 2a Edição eBook : Presidência da República: Amazon.com.br: Livros.

Qual a diferença entre o antigo manual e a redação oficial?

  • Havia muita discrepância entre o preconizado no antigo Manual e a prática de redação oficial no serviço público. Continua havendo, é verdade, mas muitos ajustes foram feitos, alguns para adequar a redação das exposições de motivos ao Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais (Sidof).

Qual a terceira edição do Manual de redação da Presidência da República?

  • A terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República foi lançado no final de 2018 e apresenta algumas mudanças quanto ao formato anterior. Para contextualizar, o manual foi criado em 1991 e surgiu de uma necessidade de padronizar os protocolos à moderna administração pública.

Quais são os atributos da redação oficial?

  • Em razão de algumas características do emissor – o poder público –, a redação oficial deve se pautar pelos seguintes princípios: Esses atributos, pode-se dizer, decorrem do desdobramento dos princípios previstos na Constituição da República de 1988, mais especificamente, aqueles expressos em seu artigo 37:

Qual a redação oficial da língua portuguesa?

  • Veja a seguir. A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos e deve caracterizar-se pela: clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização e uso da norma padrão da língua portuguesa.

Postagens relacionadas: