O que mudou no Ensino Fundamental com a nova BNCC?
O que mudou no Ensino Fundamental com a nova BNCC?
· A BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonismo do aluno. ... De forma resumida, com a intensificação dessa ideia, o professor passa a orientar e a auxiliar o aluno no processo de ensino e aprendizagem – o transformando em protagonista da construção do conhecimento e da sociedade em que vive.
Como era o Ensino Fundamental antigamente?
Anteriormente usava-se 5ª série à 8ª série. Desta forma o ensino fundamental completo é de 9 anos e não 8 anos como era antigamente. Vale lembrar ainda que mais antigamente ele era chamado de 1º grau. Os anos finais podem ser encontrados nas escolas públicas da rede de ensino municipal ou estadual.
Qual a base curricular da BNCC?
- Além de ser um evento inédito para a educação no país, a BNCC apresenta uma base curricular única para todo o Brasil, como um guia para implementação das quatro grandes áreas de conhecimento – Matemática, ciências da natureza, linguagens e ciências humanas.
Quando deve ser implementada a BNCC da Educação Infantil?
- Assim como a BNCC da Educação Infantil, a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais e Finais deve ser implementada nas escolas de todo o Brasil até o ano de 2020. Mas a partir de 2019, as mudanças já começam a aparecer nos materiais didáticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições e na rotina escolar como um todo.
Que mudanças ocorrerão com a implementação da BNCC?
- Já falamos nesse post de várias mudanças que ocorrerão com a implementação da BNCC e, de uma forma ou outra, todas essas mudanças se complementam. A mudança deste tópico tem a ver com a mudança do olhar sobre a educação, como já falamos em outros tópicos desse post.
Como implementar a BNCC em sua sala de aula?
- Dessa forma, com a implementação da BNCC, tanto escola quanto professores deverão inserir de forma mais efetiva e recorrente a tecnologia em sala de aula. Portanto, professor, comece a refletir sobre os benefícios que as diversas tecnologias podem trazer para sua sala de aula. Já imaginou ter alunos mais engajados?