O que mudou para a população depois da independência do Brasil?

O que mudou para a população depois da independência do Brasil?
O Brasil deixou de ser uma colônia, ganhando autonomia política e legal (as leis brasileiras passaram a ser determinadas por governos brasileiros, não mais pela determinação dos portugueses).
Quando aconteceu a independência do Brasil?
- A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.
Como foi a independência de Portugal?
- A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. "Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país", afirma a historiadora.
Como foi a independência das colônias americanas?
- "Era um reflexo da independência das colônias americanas", diz a professora. A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal.
Quando começaram os movimentos de independência na América espanhola?
- Dessa forma, argumenta o historiador, quando os movimentos de independência na América Espanhola começaram a ganhar força, no século 19, eles surgiram coincidentemente nos locais onde havia universidades. E praticamente todos esses locais com universidades acabaram dando origem a um país diferente.