adplus-dvertising

Quais foram as principais mudanças na Igreja após o Concílio Vaticano II?

Índice

Quais foram as principais mudanças na Igreja após o Concílio Vaticano II?

Quais foram as principais mudanças na Igreja após o Concílio Vaticano II?

Muitas novidades apareceram nas questões teológicas e na hierarquia da Igreja. O papa, por exemplo, aceitou dividir parte de seu poder com outros cardeais. E as missas passaram a ser rezadas na língua de cada país – antes eram celebradas sempre em latim!

Quais são os documentos do Concílio Vaticano II?

Eis Alguns dos Documentos Mais Importantes do Vaticano Ii: Apostolicam Actuositatem, Ad Gentes, Christus Dominus, Dignitatis Humanae Dei Verbum, Gaudium Et Spes, Lumen Gentium, Optatam Totius, Presbyterorum Ordinis, Sacrossanctum Concilium e Unitatis Redintegratio.

Qual a importância do Concílio Vaticano II para a Igreja?

O objetivo do Concílio é discutir a ação da Igreja nos tempos atuais, ou seja, a sua finalidade é "promover o incremento da fé católica e uma saudável renovação dos costumes do povo cristão, e adaptar a disciplina eclesiástica às condições do nosso tempo" e do mundo moderno.

Por que o papa é infalível?

A Igreja Católica acredita no dogma da infalibilidade papal porque ela, governada pelo papa em união com os seus bispos, professa que ela é o autêntico sacramento de Jesus Cristo, a Verdade em pessoa e Aquele que veio trazer as verdades fundamentais à humanidade para a sua salvação.

O que foi decidido no Tratado de Latrão?

O Tratado de Latrão, um acordo assinado em 1929 entre o Reino da Itália e a Santa Sé, colocou fim a uma rivalidade que existia entre os dois lados há décadas. Com o Tratado de Latrão, assinado em 1929, ficou ratificada a criação de um Estado para a Igreja Católica: o Estado da Cidade do Vaticano.

Quando foi convocado o Concílio Vaticano II?

  • O Concílio Vaticano II (CVII), XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, foi convocado no dia 25 de Dezembro de 1961, através da bula papal "Humanae salutis", pelo Papa João XXIII. Este mesmo Papa inaugurou-o, a ritmo extraordinário, no dia 11 de outubro de 1962.

Será que a Igreja deve lutar pela continuidade do Concílio Vaticano II?

  • Diante dessa realidade, a Igreja deve lutar pela continuidade das propostas do Concílio Vaticano II ou deve convocar de um novo concílio ecumênico? Muitos teólogos acreditam que a constituição Gaudium et spes (GS) é o documento que melhor expressa o espírito do Concílio Vaticano II.

Quando começou o Concílio da Igreja Católica?

  • Este mesmo Papa inaugurou-o, a ritmo extraordinário, no dia 11 de outubro de 1962. O Concílio, realizado em 4 sessões, só terminou no dia 8 de dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI. Nestas quatro sessões, mais de 2 000 Prelados convocados de todo o planeta discutiram e regulamentaram vários temas da Igreja Católica.

Quando estaremos celebrando o 20o aniversário do Concilio Vaticano II?

  • José Oscar Beozzo No próximo dia 8 de dezembro, estaremos celebrando o 20º aniversário do término do Concílio Vaticano II, coincidindo com o encerramento do Sínodo Extraordinário.

Postagens relacionadas: