adplus-dvertising

O que muda com a reforma tributária?

Índice

O que muda com a reforma tributária?

O que muda com a reforma tributária?

A reforma prevê redução de até 1 ponto percentual na cobrança da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) para as empresas, já em 2022. Com isso, as alíquotas cobradas passam de 9%, 15% e 20% para 8%, 14% e 19%. ... A proposta também prevê mudar o Imposto de Renda para empresas, que cairá de 15% para 8% em 2022.

O que é a reforma tributária 2020?

Reforma tributária é a proposta do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro extinguir tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS). ... A demanda da sociedade brasileira por uma reforma tributária existe há, pelo menos, três décadas.

Quais as vantagens e desvantagens da reforma tributária?

Vantagens e desvantagens de uma reforma tributária A principal vantagem decorrente de uma reforma tributária, nos moldes como prevista pelas propostas aqui exemplificadas, seria a redução da complexidade do sistema tributário nacional e das infinidades de obrigações acessórias existentes.

Como ficará a reforma tributária?

A transição dos impostos A transição tributária será em duas fases. Haverá um período de teste por dois anos com redução da Cofins (sem impacto para estados e municípios) e IBS de 1%. Depois, a cada ano as alíquotas serão reduzidas em 1/8 por ano até a extinção e a do IBS aumentada para repor a arrecadação anterior.

Quando começa a valer a reforma tributária?

Proposta enviada ao Congresso em junho de 2021 (PL 2.337/2021) traz avanços na tributação sobre a renda de famílias e empresas.

Por que uma reforma tributária está sendo discutida?

Isso porque o sistema tributário brasileiro é complexo, regressivo, pouco transparente, cheio de regras e exceções. ... Há algum tempo, retomou-se o debate sobre a importância de uma reforma tributária.

Qual a influência da Reforma Tributária na contabilidade?

Com a reforma tributária, essa complexidade deve sofrer uma redução expressiva, o que, em tese, deve trazer consequências importantes. Uma delas é a diminuição no volume de trabalho do contador que, dessa forma, precisará assumir funções mais estratégicas.

Postagens relacionadas: