Porque me sinto tão desanimada?

Porque me sinto tão desanimada?
Não é incomum que o desânimo de instale a partir de algo que nós mesmos criamos. Um medo infundado ou uma mera incerteza pode fazer com que nos sintamos esmorecidos e desencorajados, mesmo quando tudo está indo bem. Da mesma forma, isso também ocorre quando temos um problema real e exageramos sobre sua gravidade.
Quais situações podem fazer com que fique desanimado?
- Porém, várias situações não esperadas no nosso cotidiano podem fazer com que fiquemos desanimados em alguns momentos. Isso é muito comum no dia a dia de pessoas que não trabalham com aquilo que gostam e até mesmo com quem trabalha em casa, já que pode ser muito difícil se motivar sozinho.
Quais situações podem desencadear o desânimo?
- Seja por simplesmente “levantar-se com o pé esquerdo” ou passar por uma semana ruim no trabalho, são inúmeras as situações podem desencadear uma crise de desânimo. Alguns psicólogos acreditam que o desânimo muitas vezes é confundido com depressão, mas ainda assim merece atenção.
Quem nunca passou por momentos de desânimo de vez em quando?
- Todo mundo passa por momentos de desânimo de vez em quando. Quem nunca ficou encarando a capa do livro sem coragem de abri-lo para estudar, passar longe da cozinha para não ter que lavar a pilha de louças, ou pular o dia de academia porque por alguma razão não está se sentindo bem – tudo isso e muito mais são sinais de desânimo.
Como descobrir a causa principal do desânimo?
- Descobrir a causa principal do desânimo é o primeiro passo para aprender a retomar seus comportamentos saudáveis. Um dos sintomas mais comuns da depressão é a anhedonia, que é a falta de interesse em realizar atividades, principalmente aquelas que um dia foram prazerosas. A depressão pode causar grandes estragos na vida do paciente.