Para que servia a Liga de Delos?

Para que servia a Liga de Delos?
Esta Liga - ou Confederação - de Delos, também denominada Ático-Délica, consistia numa aliança de natureza político-militar das polis gregas em torno do Mar Egeu. O principal objetivo residia na luta contra o perigo persa.
Quais cidades faziam parte da Liga de Delos?
A Confederação ou Liga de Delos foi uma organização militar formada por Atenas que visava proteger as cidades gregas das tropas do Império Persa, combatendo a presença deles no Mediterrâneo. Inicialmente teve sede em Delos e Esparta fazia parte também da organização.
Qual era o objetivo da Liga do Peloponeso?
O foco principal da Liga do Peloponeso era garantir proteção e segurança às cidades-estado que dela participavam. ... A Assembleia era formada pelos espartanos, enquanto o Congresso dos Aliados era formado por representantes de cada cidade-estado aliada à Esparta.
Como foi a disputa pelo poder na Grécia Antiga?
- A disputa pelo poder na Grécia Antiga, especialmente entre Esparta e Atenas, ocasionou na formação da Liga do Peloponeso e culminou na Guerra do Peloponeso. As diferenças nas características das sociedades ateniense e espartana eram bastante evidentes.
Quais foram os conflitos entre gregos e persas?
- Os conflitos entre gregos e persas ficaram conhecidos como Guerras Médicas, que foram vencidas pelos gregos. Com a intenção de proteger o território grego dos ataques foi criada uma Liga, que unia e fortalecia as cidades-estado. A Liga de Delos foi a primeira forma de organização entre os gregos, liderada por Atenas.
Qual foi o conflito entre as duas ligas?
- O conflito entre as duas cidades, ou entre as duas Ligas, ficou conhecido como Guerra do Peloponeso, que durou de 431 a.C. a 404 a.C., e foi narrada por Tucídedes. A Guerra do Peloponeso foi vencida por Esparta e marcou o declínio da hegemonia ateniense. FUNARI, Pedro Paulo.