O que foi a igreja medieval?
Índice
- O que foi a igreja medieval?
- Como funcionava a Igreja Católica na Idade Média?
- Qual foi o papel da Igreja na educação durante a Idade Média?
- Qual era a punição para quem ia contra os princípios da Igreja na Idade Média?
- O que a Igreja fazia?
- Por que a Igreja medieval condenava a prática de usura?
- Quando começou a Igreja Católica na Idade Média?
- Quais eram as características da igreja medieval?
- Qual a influência da religião na Idade Média?
- Como foi a Idade Média?

O que foi a igreja medieval?
O que é Igreja Medieval? A Igreja Medieval é o nome dado à Igreja Católica durante a Idade Média. Ela exerceu grande influência sobre a população no que se refere aos aspectos culturais, sociais e políticos. Nem mesmo a monarquia estava livre de sua atuação.
Como funcionava a Igreja Católica na Idade Média?
A Igreja Católica era a grande responsável pelo pensamento social e cultural na época, seu poder era tão grande que influenciava até a própria monarquia. ... Com esse pensamento de desprendimento, o Clero conquistou cerca de um terço das terras cultiváveis da Europa Ocidental, sendo ela uma grande senhora feudal.
Qual foi o papel da Igreja na educação durante a Idade Média?
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
Qual era a punição para quem ia contra os princípios da Igreja na Idade Média?
Para os inquisidores, a humilhação era a melhor forma de castigo e servia para amedrontar outras pessoas. Assim, a forma de tortura mais usada na época era a de cortar o calcanhar do herege e queimar em brasas. Além desta punição, existiam outros meios de tortura como a prisão, prisão perpétua e a morte.
O que a Igreja fazia?
As igrejas, como templos de Deus, funcionavam como um meio das pessoas serem instruídas na fé e temerem a ira divina sobre aqueles que pecavam.
Por que a Igreja medieval condenava a prática de usura?
A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.
Quando começou a Igreja Católica na Idade Média?
- A partir do século 10, com a desagregação política que caracterizou a Idade Média, sem um poder centralizador no continente europeu que comandasse os diversos povos que nele viviam, a Igreja Católica obteve espaço para ir expandindo cada vez seu "império da fé".
Quais eram as características da igreja medieval?
- Características da Igreja Medieval. No início a organização clerical era simples. Cada comunidade cristã possuía um bispo, eleito pelos fiéis, os padres, responsáveis pelo ensino da religião e pelas cerimônias, e os diáconos, responsáveis pela administração e assistência à população.
Qual a influência da religião na Idade Média?
- A Igreja Medieval (ou a Igreja na Idade Média) teve importante papel do século V ao XV. A influência da religião era imensa não só no plano espiritual (poder religioso) como também no domínio material , ao se transformar na maior proprietária de terras, numa época em que essa era a principal fonte de riqueza e poder político.
Como foi a Idade Média?
- Para podermos compreender bem o que foi a Idade Média (4) é necessário conhecer como a Igreja católica se desenvolveu nesse período. Foi durante os 10 séculos que se costuma chamar de "Idade Média" que o poder dessa instituição religiosa, juntamente com a fé cristã, cresceu e expandiu-se de maneira colossal.