adplus-dvertising

O que foi a Operação Condor e como refletiu no ambiente político brasileiro?

Índice

O que foi a Operação Condor e como refletiu no ambiente político brasileiro?

O que foi a Operação Condor e como refletiu no ambiente político brasileiro?

Operação Condor é o nome dado a uma ação conjunta das ditaduras de Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile para reprimir grupos de esquerda que contestavam os regimes no Cone Sul. ... Mesmo assim, o regime militar brasileiro participou ativamente da articulação.

Como Operação Condor refletiu no ambiente político brasileiro?

A Operação Condor foi uma aliança estabelecida formalmente, em 1975, entre as ditaduras militares da América Latina. O acordo consistiu no apoio político-militar entre os governos da região, visando perseguir os que se opunham aos regimes autoritários.

O que foi a Operação Condor explique?

A Operação Condor, formalizada em reunião secreta realizada em Santiago do Chile no final de outubro de 1975, é o nome que foi dado à aliança entre as ditaduras instaladas nos países do Cone Sul na década de 1970 — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — para a realização de atividades coordenadas, de ...

Qual era o objetivo da Operação Condor?

O objetivo da operação era debelar estruturas de organizações político-revolucionárias de orientação comunista a partir do compartilhamento de informações dos sistemas de inteligência e da ação conjunta das forças de repressão desses países.

Qual a sigla da polícia secreta chilena que esteve à frente da Operação Condor?

Estabelecimento da Operação Condor O Plano Condor foi estabelecido oficialmente em 25 de novembro de 1975 em uma reunião realizada em Santiago do Chile entre Manuel Contreras, chefe da DINA (polícia secreta chilena) e os líderes dos serviços de inteligência militar da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Quais foram as consequências da Operação Condor no país pesquisado?

5 – Quais as consequências da Operação Condor? Segundo os arquivos do terror, descobertos pelo advogado Martín Almada no Paraguai em 1992, a Operação Condor deixou um saldo de 50 mil mortos, cerca de 30 mil desaparecidos e 400 mil presos políticos.

Postagens relacionadas: