Qual o tratamento para HPV no colo do útero?

Qual o tratamento para HPV no colo do útero?
Cauterização do colo do útero A cauterização do colo do útero é um tipo de tratamento também indicado no HPV, principalmente quando é verificado no exame papanicolau, no caso das mulheres, a presença de lesões uterinas causadas pelo HPV, mesmo que não existam verrugas genitais.
Quais são os tipos de HPV de baixo risco?
- Os tipos 16 e 18 são responsáveis por aproximadamente 70% dos casos de câncer cervical invasivo e mais de 90% das lesões intra epiteliais graves. Os tipos de HPV considerados de baixo risco são: tipo 6, 11, 40, 42, 43, 44, 54, 61, 70, 72, 81, e CP6108, encontrados geralmente em pacientes com verrugas genitais. Veja também: Toda verruga é HPV?
Por que o HPV não apresenta sintomas?
- Fato: o HPV não apresenta sintomas e, na maioria dos casos, o sistema imunológico libera o corpo da infecção. O exame de papanicolau identifica quaisquer células anormais.
Quem não consegue se livrar do HPV?
- São pessoas cujo o sistema imunológico não conseguem se livrar do HPV. Neste indivíduos, não há cura para o HPV. O que se pode fazer é tratar individualmente cada verruga que surge, caso seja este o desejo do paciente, já que a verruga em si não causa nenhuma complicação além do indesejável efeito estético.
Qual o tratamento para a infeção por HPV?
- Existe tratamento para as lesões (verrugas) provocadas pela infeção por HPV, de acordo com a orientação médica. Pode variar entre eletrocoagulação, laser, crioterapia ou excisão cirúrgica. Existe vacinação? Sim. A vacina contra infeções por HPV faz parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV).