Porque o dente cariado fede?
Porque o dente cariado fede?
Quando um dente se encontra quebrado ou com cárie profunda, ao se alimentar, durante a mastigação os detritos alimentares se acumulam no orifício pequeno do dente fraturado e permanecem por lá, pois a dificuldade de removê-los durante a escovação se torna insuficiente e com o passar do tempo inicia-se um mau cheiro ...
Como higienizar a coroa dentária?
A higienização da coroa dentária é tão importante quanto dos demais dentes permanentes. Não deixe de realizar a escovação após as refeições e conte com a ajuda de uma escova interdental e do fio dental para limpar adequadamente a área.
Porque o dente fica podre?
Se os dentes não forem limpos regularmente, as bactérias bucais criam uma camada de placa pegajosa que se acumula e pode dissolver o esmalte dentário. Quando o esmalte se desgasta, as bactérias e a placa bacteriana atacam a dentina mais macia dentro do dente e, a seguir, a polpa no centro do dente.
Tem como recuperar um dente podre?
Sim, é possível recuperar um dente podre, mas tudo isso vai depender do olhar profissional do odontologista. "É importante avaliar o caso com um dentista a possibilidade da recuperação deste dente, seja com tratamento de canal, associado a pinos intra-radiculares e coroas.
Será que o dente cariado pode causar mal hálito?
- Sim. O dente com cárie ou grandes “buracos” podem acabar acumulando resíduos alimentares e consequentemente inúmeras bactérias que vão causar um odor muito desagradável. É lógico que existem outros fatores bucais que geram mal hálito mas o dente cariado contribui muito.
Será que o dente nunca será um problema?
- “O dente jamais será um problema. Quando a gente estuda e sabe como o dente nasce, vemos sua importância na face e na função da boca e do nariz”, ressalta. Ou seja, cada dente tem uma função e, por isso, os dentes devem ser retirados somente quando existe necessidade.
Por que o dente é removido?
- Isso porque logo que o dente é removido se forma uma tecido inicial de cicatrização dentro do “buraco” onde o dente estava, chamado coágulo. Ele geralmente parece uma gengiva mole e mais escura. Fazer bochechos nessa fase pode remover o coágulo, o que causará sangramento e até pode levar a uma alveolite.
Como se deve extrair os dentes?
- O cirurgião dentista explica que só se deve extrair dentes em quatro situações: quando o paciente tem câncer, sofreu algum trauma que exige a retirada, tem dentes a mais ou um tumor na face que compromete os ossos do local. “O dente dá suporte ao crescimento ósseo, e o osso dá suporte aos músculos da face”, explica.