O que falar para um otorrino?

O que falar para um otorrino?
O otorrino deve ser procurado sempre que algum desses sintomas surgirem:
- dor para engolir ou de garganta;
- dor no ouvido ou no nariz;
- dor na face;
- ronco;
- zumbidos;
- dificuldade auditiva ou surdez;
- falta de equilíbrio;
- sangramento ou pus nos ouvidos, garganta ou nariz;
Quando procurar o otorrino?
É importante se consultar com otorrinolaringologista quando ocorrem dores e incômodos nos ouvidos, nariz ou na garganta. Essa especialidade médica é capaz de promover um diagnóstico assertivo e indicar o tratamento adequado ao caso.
Quem pode marcar uma consulta com o otorrino?
- Esse profissional pode ser um clínico geral, um pediatra ou até um geriatra. No entanto, se o paciente sente algum desconforto nessas partes do corpo, é possível marcar uma consulta diretamente com um otorrino. Nas crianças, as doenças mais comuns são as otites (dor de ouvido) e as amigdalites (inflamações da garganta).
Como pode ser procurado o otorrino?
- O otorrino pode ser procurado diretamente pelo paciente, sempre que apresentar uma queixa no ouvido, garganta, nariz, voz, tontura ou dificuldade de sono. Pode ser ainda encaminhado por outro médico não especialista, quando entender que é necessário a sua avaliação.
Quais são os exames feitos pelo otorrino?
- Quais são os exames feitos pelo otorrino? A maioria dos exames realizados por otorrino, podem ser realizados no próprio consultório médico, não causam dor e tem uma duração curta. Como a audiometria, otoscopia, laringoscopia, endoscopia nasal, nasolaringoscopia, potencial evocado auditivo e potencial evocado vestibular.
Como se formar em otorrinolaringologia?
- Para se formar em otorrino é preciso concluir a faculdade de medicina, e após a sua conclusão, precisa realizar um curso de especialização em otorrinolaringologia, na forma de residência médica ou pós-graduação. A formação dura em média 3 a 4 anos.