adplus-dvertising

O que fazer quando há extravasamento de quimioterapia?

Índice

O que fazer quando há extravasamento de quimioterapia?

O que fazer quando há extravasamento de quimioterapia?

Para os demais quimioterápicos: no local onde ocorreu o extravasamento do quimioterápico deverá ser aplicada compressa com água fria, por 15 minutos, de 3 a 4vezes ao dia, durante 48 horas subseqüentes ao evento ocorrido avaliando resposta do paciente.

Quais os cuidados com extravasamento?

Para prevenir o extravasamento, os cuidados aos pacientes são realizados por enfermeiras treinadas e habilitadas, adesão aos protocolos totalmente padronizados, utilização de cateter intravenoso periférico de Vialon, análise rigorosa das condições do acesso venoso periférico de acordo com o tipo de droga a ser ...

Quais conduta deverá ser tomada diante um extravasamento de quimioterápico vesicantes?

A fim de prevenir o extravasamento, o enfermeiro deve oferecer treinamento adequado para sua equipe, sistematizar a assistência, ou seja, planejar o cuidado de forma individualizada, gerenciar os fatores de risco do paciente, definir os diagnósticos de enfermagem e respectivamente as intervenções.

O que o extravasamento de medicamento Vesicante causa?

Extravasamento de drogas vesicantes causam dano tecidual progressivo, promovendo reações mais exuberantes, com irritação severa, formação de vesículas e destruição tecidual.

Como proceder após a constatação do extravasamento com uma droga Vesicante?

Há medidas específicas a serem tomadas após o extravasamento de quimioterápicos com o objetivo de prevenir danos ou minimizar agravos, os mais importantes são parar a infusão no momento que for constatado o extravasamento, conectar uma seringa e aspirar a medicação residual, remover a agulha e elevar o membro acima do ...

Por que o extravasamento de droga Vesicante é considerada uma ocorrência grave?

Extravasamento de drogas vesicantes causam dano tecidual progressivo, promovendo reações mais exuberantes, com irritação severa, formação de vesículas e destruição tecidual.

O que é uma droga Vesicante?

Uma substância vesicante é um composto químico que causa irritação severa da pele, mucosas e olhos, acompanhada de dor e formação de bolhas cutâneas.

Quais os sinais e sintomas de extravasamento?

Os sinais e sintomas do extravasamento são: diminuição ou parada do gotejamento, de edema, de hiperemia; queimação; resistência durante a infusão; diminuição ou ausência de retorno venoso, ulceração; vesículas e necrose.

Qual a finalidade da quimioterapia antineoplásica?

  • FMB A quimioterapia antineoplásica tem se tornado um dos tratamentos mais promissores no combate ao câncer. São empregadas com finalidade curativa ou paliativa, dependendo do tipo de tumor, das condições clínicas do paciente e da extensão da doença.

Quais são os sintomas do extravasamento?

  • O extravasamento consiste na infusão de quimioterápicos para fora do vaso sanguíneo. Apresentam os seguintes sinais e sintomas: dor local, edema, calor, diminuição ou parada do gotejamento. 08

Qual o tratamento padrão para a lesão por extravasamento?

  • Os protocolos de tratamento podem variar de conservador a agressivo, com variações no manejo da ferida. Nenhum tratamento padrão é prescrito para a lesão por extravasamento na fase aguda. Uma vez que a condição médica é detectada, o gerenciamento de emergência deve ser feito. A infusão pode ser interrompida e o canal intravenoso pode ser aspirado.

Quais são as principais condutas de atendimento ao paciente vítima de extravasamento?

  • APRESENTAÇÃO Este manual é destinado à equipe multiprofissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e contém informações explicativas sobre o extravasamento de quimioterápicos. Foi elaborado para servir de apoio à equipe e orientar quanto as principais condutas de atendimento ao paciente vítima de extravasamento.

Postagens relacionadas: