adplus-dvertising

Qual é a pena para o crime de calúnia e difamação?

Índice

Qual é a pena para o crime de calúnia e difamação?

Qual é a pena para o crime de calúnia e difamação?

Art. 138. Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. § 1º Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

Qual a diferença entre difamação e calúnia?

  • – Diferença entre difamação e calúnia: A declaração feita contra a reputação de alguém pode ser de dois tipos: difamação, ou calúnia. A calúnia refere-se às declarações faladas, como por exemplo num discurso, ou numa rádio. Já a difamação são todas as declarações escritas (revistas, livros, jornais).

Por que a calúnia pode trazer sérios danos à reputação da vítima?

  • Não há dúvidas de que a calúnia é um ato que pode trazer sérios danos à reputação da vítima e prejudicá-la tanto socialmente, como emocionalmente. Por isso, se você foi caluniado ou conhece alguém que sofreu o crime, saiba que tem amparo da Lei e, além de denunciar o acusador, pode entrar com um processo contra ele.

Qual o prazo de reclusão da calúnia?

  • Esse tipo de crime costuma envolver ainda processos de danos morais para reparar os prejuízos causados à vitima. Ademais, o autor da calúnia corre o risco de ser condenado de seis a dois anos de reclusão. A pessoa que espalha a calúnia também está cometendo um ato ilegal e pode ser punida.

Quem incorre no crime de calúnia?

  • Neste caso Tibúrcio incorre no crime de calúnia. Calunia é acusar alguém de um fato criminoso que sabe que a pessoa não cometeu.

Postagens relacionadas: