Como proceder com a vítima em caso de mordedura de animais?
Índice
- Como proceder com a vítima em caso de mordedura de animais?
- Quando cachorro morde tem que tomar vacina?
- O que é Mordedura de animais?
- Qual a importância de levar imediatamente a vítima que foi picada por um animal peçonhento para atendimento médico?
- O que fazer em caso de mordida de macaco?
- Qual a conduta correta nos casos de mordidas de animais?
- Quais as doenças transmitidas por mordedura animal?
- Como devem ser conduzidas as mordeduras de animais?
- Quais são os casos de picadas ou mordeduras de animais?

Como proceder com a vítima em caso de mordedura de animais?
Em caso de ferimentos leves:
- Deve-se lavar o ferimento com água corrente e sabão por 5 a 10 minutos, retirando todas as substâncias estranhas;
- Estancar o ferimento com um pano limpo de modo que o sangramento acalme;
- Aplicar soro fisiológico no local;
- Em seguida, imobilize e eleve o membro afetado;
Quando cachorro morde tem que tomar vacina?
Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
O que é Mordedura de animais?
Lesão produzida pela ação de morder. As mordedelas ou mordeduras dos animais são suscetíveis de provocar infeções, hidrofobia ou raiva (cães. lobos, etc.), envenenamento (cobras ou outros répteis).
Qual a importância de levar imediatamente a vítima que foi picada por um animal peçonhento para atendimento médico?
Dependendo da espécie do animal e da gravidade da picada, os acidentes podem levar até mesmo à morte, caso a pessoa não seja socorrida e receba o tratamento adequado a tempo. Por isso, em caso de qualquer picada de animal peçonhento, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.
O que fazer em caso de mordida de macaco?
Pessoas agredidas por animais mamíferos, devem ser submetidas a tratamento anti-rábico pós exposição: vacinação ou sorovacinação, dependendo da gravidade e local da lesão. A dispensa deste tipo de tratamento só ocorre quando o animal agressor é sacrificado e o exame por imunoflorescência direta do célebro for negativo.
Qual a conduta correta nos casos de mordidas de animais?
- A conduta correta nos casos de mordidas de animais é encaminhar a vítima para um serviço de saúde para receber a orientação específica. Pois, deve-se avaliar: a espécie animal envolvida, as circunstâncias da mordida, o statusimunológico do animal e o histórico de zoonoses, principalmente raiva, na região.
Quais as doenças transmitidas por mordedura animal?
- Além do trauma físico causado pelas mordidas, deve-se ter a preocupação com as doenças infecciosas, que podem ser transmitidas. Estas podem ser causadas por bactérias, fungos, vírus dentre outros agentes biológicos. Doenças infecciosas transmitidas por mordedura animal
Como devem ser conduzidas as mordeduras de animais?
- Como tais, devem ser conduzidas inicialmente dentro do protocolo do ATLS, ou seja, ABCDE para nosso paciente. Devemos ter especial atenção às mordeduras de animais maiores, como cães de grande porte ou animais silvestres, envolvendo face e pescoço pelo grande risco de comprometimento de vias aéreas e vasos calibrosos.
Quais são os casos de picadas ou mordeduras de animais?
- Em Portugal existem muito poucos casos de morte relacionados com picadas ou mordeduras de animais. Os dados mais recentes do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM não revelam a existência de casos mas as vítimas nem sempre contactam este Centro de Informação Toxicológica.