adplus-dvertising

O que falar na retrospectiva?

Índice

O que falar na retrospectiva?

O que falar na retrospectiva?

A técnica mais famosa e utilizada para promover uma reunião de retrospectiva é a técnica do WWW. WWW quer dizer: What Went Well (o que deu certo) e What Went Wrong (o que deu errado) na sprint. Cada membro da equipe anota em post-its os pontos positivos e pontos negativos de um sprint.

O que colocar na retrospectiva Scrum?

A Retrospectiva da Sprint no Scrum (ou em inglês: Sprint Retrospective) é um dos pontos mais interessantes e importantes dessa metodologia ágil....As perguntas da Retrospectiva da Sprint

  1. O que fizemos bem?
  2. O que fizemos que pode melhorar?
  3. O que aprendemos na Sprint?
  4. O que faremos diferente?

O que falar na retrospectiva da Sprint?

Não existe a obrigatoriedade e nem uma ordem certa para ocorrer, porém existem 3 temas normalmente discutidos numa Retrospectiva regular. Os temas são as pessoas e o relacionamento entre elas, o processo de trabalho e as ferramentas e que o time tem utilizado no dia a dia.

Como fazer uma boa reunião de retrospectiva?

Toda reunião de retrospectiva deve resultar em decisões e ações a serem tomadas. Caso contrário, ela não tem valor nenhum. Nesse ponto, define-se as ações a serem tomadas e quem ficará responsável por cada uma delas. Isso garante a efetivação das ideias de melhorias.

O que é a retrospectiva do Scrum?

Uma retrospectiva no Scrum é basicamente o seguinte: no fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo. ... Todo Sprint deveria ser um pouco mais eficiente do que o último. A única forma de fazer isso é entendendo onde estão os pontos fracos do processo e implementando estratégias para superá-los.

O que é a retrospectiva da Sprint?

A Retrospectiva da Sprint é o mecanismo principal para a visibilidade que o Scrum proporciona a áreas que potencialmente necessitam de melhorias, transformando-as em resultados. É uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.

O que é Retrospectiva da Sprint?

A Retrospectiva da Sprint é o mecanismo principal para a visibilidade que o Scrum proporciona a áreas que potencialmente necessitam de melhorias, transformando-as em resultados. É uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.

Como evitar as retrospectivas no Scrum?

  • As retrospectivas no Scrum têm o mesmo efeito, e encarar nossos erros exige maturidade e autoconfiança. “Precisamos estar em um ambiente de confiança,” diz Silvi. “A ideia é lavar roupa suja, então, sem confiança, muitas equipes acabam evitando as retrospectivas.” A pressão do trabalho também é um fator.

Qual é a retrospectiva?

  • A Retrospectiva é aquele evento clássico de melhoria contínua que também é visto em diversas metodologias, processos e frameworks. Para uma Sprint de 30 dias, a Retro tem um timebox, ou seja, um período máximo de 3 horas, todo o Time Scrum deve participar (Product Owner, Scrum Master e Development Team) e três macro-temas são avaliados.

Quais são as técnicas do Scrum Master?

  • O próprio Scrum Master percebe o momento de fazer outras dinâmicas e promover uma reunião diferente em busca de fazer a equipe trabalhar melhor o processo da retrospectiva. Em outros posts, aqui no blog, apresentarei outras técnicas, para conduzir uma retrospectiva, que já usei com as equipes em que sou Scrum Master.

Quanto tempo deve durar uma retrospectiva?

  • A duração da retrospectiva é proporcional à duração da sua sprint. Quanto mais longa a duração da sprint, mais tempo para a retrô. A reunião de retrospectiva deve durar no máximo 3 horas para uma sprint de 1 mês, segundo o Guia do Scrum. Se você usar sprints de 1 semana, sua retrospectiva deve durar no máximo 1 hora.

Postagens relacionadas: