adplus-dvertising

Tem vírgula depois de portanto?

Índice

Tem vírgula depois de portanto?

Tem vírgula depois de portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

Como usar vírgula com portanto?

- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

Como pontuar O portanto?

Use “portanto” para mostrar causa e efeito. O “portanto” não vai funcionar em todas as frases. Ele tem um significado bem específico e só deve ser usado em certas situações. A melhor maneira de lembrar quando deve empregá-lo é se perguntar se quer mostrar causa e efeito.

Quando se usa a palavra portanto?

Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.

Tem vírgula antes do enfim?

É um advérbio usado para dar ideia de conclusão, por isso também significa “concluindo”, “resumindo”, “em suma” etc. Significa que, ao final do pensamento, faz-se um resumo das ideias. Muitas vezes essa palavra aparece no início da sentença separada por vírgula ou no meio da sentença entre vírgulas.

Tem vírgula antes de todavia?

Entretanto e todavia são conjunções. Em começo de frase, conjunções não devem ser seguidas de vírgula. Quando estão deslocadas na frase, devem aparecer entre vírgulas, pois há intercalação.

Como aprender a pontuar um texto?

Usar cada sinal gráfico (ponto, vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, reticências etc) da forma correta é o primeiro passo para garantir um bom texto, portanto, é necessário estudar o que cada sinal significa no texto.

Por que não adicionar a vírgula de “portanto”?

  • Sem a vírgula, não há pausa depois de “portanto”. Porém, se você adicionar a vírgula, dirá ao leitor para fazer um pequeno intervalo após a palavra. A sentença corrigida ficaria assim: “Eu amo estar na natureza.

Qual o significado do termo “portanto”?

  • Por exemplo, “portanto” pode ser usado para separar trechos como: “A Califórnia é um estado litoral. Ela tem muitas praias.”. Você reescreveria dessa forma: “A Califórnia é um estado litoral; portanto, tem muitas praias.”.

Como usar a vírgula na gramática portuguesa?

  • Para explicar esse uso, recorro às palavras de Evanildo Bechara. Ele diz, na Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2001, página 642, que a vírgula se utiliza «para separar partículas e expressões de explicação, correção, continuação, conclusão, concessão».

Como usar a vírgula no ENEM?

  • A vírgula — sinal ortográfico utilizado para pequenas pausas — é fundamental para a conduzir o ritmo da leitura. Além de separar frases e seus elementos, saber como usar a vírgula contribui para uma boa escrita, principalmente para quem vai fazer uma redação do ENEM.

Postagens relacionadas: