O que diz o artigo 84?
Índice
- O que diz o artigo 84?
- Quem o Presidente pode nomear?
- É correto afirmar que compete ao Presidente da República nomear os Oficiais-generais da Marinha do Exército e da Aeronáutica?
- O que é competência privativa do Presidente da República?
- Quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos?
- Quais os cargos que o presidente pode nomear?
- Quantos mandatos o presidente pode ter?
- Qual a Constituição Federal de 1988?
- Qual a Constituição da República Portuguesa?
- Qual a compatibilidade do artigo 477 com a Constituição Federal?
- Quais são os princípios constitucionais?

O que diz o artigo 84?
O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
Quem o Presidente pode nomear?
Compete privativamente ao Presidente da República: I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; (B) Sancionar, promulgar e fazer publicar leis e emendas constitucionais, bem como expedir documentos e regulamentos para sua fiel execução.
É correto afirmar que compete ao Presidente da República nomear os Oficiais-generais da Marinha do Exército e da Aeronáutica?
compete privativamente ao Presidente da República exercer o comando supremo das Forças Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Federal, promover seus oficiais-generais e diretores, bem como nomeá-los para os cargos que lhes são privativos.
O que é competência privativa do Presidente da República?
Art. 74 - Compete privativamente ao Presidente da República: a) sancionar, promulgar e fazer publicar as leis e expedir decretos e regulamentos para sua execução; b) expedir decretos-leis, nos termos dos arts.
Quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos?
Compete privativamente ao Presidente da República dispor sobre a organização e funcionamento da administração federal quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos. ... Compete ao Congresso Nacional a criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública.
Quais os cargos que o presidente pode nomear?
XIV - nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do Banco Central e outros servidores, quando determinado em lei; XV - nomear, observado o disposto no art.
Quantos mandatos o presidente pode ter?
O mandato do presidente da República do Brasil é de quatro anos com direito a uma disputa pela reeleição consecutiva. A atual Constituição de 1988 havia fixado inicialmente mandato de cinco anos sem reeleição. As anteriores constituições do Brasil fixaram mandatos de quatro, cinco e seis anos.
Qual a Constituição Federal de 1988?
- Art. 84 da Constituição Federal de 88. Constituição Federal de 1988. Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, ...
Qual a Constituição da República Portuguesa?
- A Assembleia Constituinte, reunida na sessão plenária de 2 de Abril de 1976, aprova e decreta a seguinte Constituição da República Portuguesa: Artigo 1.º. Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Qual a compatibilidade do artigo 477 com a Constituição Federal?
- Indevida a multa do artigo 477 , … revela plena compatibilidade com a Constituição Federal de 1988, cujo caput do art. 66 aponta que o produto... fundamental, o direito à saúde ( art. 6º e art. 196 da Constituição Federal) (eDOC 1). …
Quais são os princípios constitucionais?
- VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais: a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta;