Qual é a origem da epidemiologia?
Índice
- Qual é a origem da epidemiologia?
- Quais os principais acontecimentos históricos envolvendo a epidemiologia no século XIX?
- Quem criou a epidemiologia?
- Como foi a evolução da epidemiologia?
- Como é formada a etimologia da palavra epidemiologia?
- Quais são os três pilares da epidemiologia?
- Qual o marco histórico que influenciou profundamente a história de epidemiologia?
- Quais são pilares os que norteiam a epidemiologia?
- Quem é o pai da epidemiologia?
- Quem pode ser epidemiologista?
- Qual é a história da epidemiologia?
- Quais são os conceitos de epidemiologia?
- Quais as raízes históricas da ciência epidemiológica?
- Qual a aplicação da epidemiologia à saúde?

Qual é a origem da epidemiologia?
Enquanto termo a epidemiologia foi primeiramente utilizada no século XVI na Espanha em um título de um trabalho sobre a peste sendo somente recuperado anos mais tarde em 1802 por Juan Villalba na obra Epidemiologia espanhola, que descrevia todas as epidemias conhecidas até o momento.
Quais os principais acontecimentos históricos envolvendo a epidemiologia no século XIX?
No século XIX, acontecimentos influenciam fortemente a constituição da epidemiologia como disciplina científica: o nascimento da clínica; o desenvolvimento da bioestatística e a medicina social.
Quem criou a epidemiologia?
Não deixa de ser irônico que os pioneiros estudos de John Snow (1813-1858), considerado o pai da Epidemiologia, tenham se iniciado no contexto da Medicina Social, para terminar antecipando uma demonstração da teoria microbiana, no caso da transmissão do cólera morbo2.
Como foi a evolução da epidemiologia?
No final do século passado, vários países da Europa e os Estados Unidos iniciaram a aplicação do método epidemiológico na investigação da ocorrência de doenças na comunidade. Nesse período, a maioria dos investigadores concentrou-se no estudo de doenças infecciosas agudas.
Como é formada a etimologia da palavra epidemiologia?
ETIMOLOGIA der do voc comp de epidemia+o+gr lógos+ia1, como fr épidémiologie.
Quais são os três pilares da epidemiologia?
Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.
Qual o marco histórico que influenciou profundamente a história de epidemiologia?
A epidemiologia originou-se das observações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que fatores ambientais influenciam a ocorrência de doenças. Entretanto, foi somente no século XIX que a distribuição das doenças em grupos humanos específicos passou a ser medida em larga escala.
Quais são pilares os que norteiam a epidemiologia?
Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.
Quem é o pai da epidemiologia?
Foi uma proposta revolucionária de se pensar o processo saúde-doença. No entanto, a maior parte dos pesquisadores aponta o médico britânico John Snow como o pai da Epidemiologia.
Quem pode ser epidemiologista?
Epidemiologistas são médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, geógrafos, dentre outros profissionais.
Qual é a história da epidemiologia?
- História da epidemiologia: Hipócrates cunhou os termos endêmico e epidemia. Hoje essas palavras adquiriram novo significado e são largamente usadas na biologia e medicina. Todavia, desconhece-se ao certo quem empregou pela primeira vez o termo “epidemiologia”
Quais são os conceitos de epidemiologia?
- Dentre os conceitos de epidemiologia há, essencialmente, três elementos constitutivos que são: o estudo de uma ocorrência (doença), a avaliação de uma população (espaço), e a determinação do tempo de persistência do fato relacionado aos processos saúde/doença.
Quais as raízes históricas da ciência epidemiológica?
- As raízes históricas da ciência epidemiológica podem ser identificadas na trilogia que a compõem: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social
Qual a aplicação da epidemiologia à saúde?
- A aplicação da epidemiologia passa a cobrir um largo espectro de agravos à saúde. Os estudos de Doll e Hill (1954), estabelecendo associação entre o tabagismo e o câncer de pulmão, e os estudos de doenças cardiovasculares desenvolvidas na população da cidade de Framingham, Estados Unidos, são dois exemplos da aplicação