O que é ser médium Segundo Kardec?
Índice
- O que é ser médium Segundo Kardec?
- O que é mediunidade Feb?
- O que é uma mediunidade ostensiva?
- Em que se baseia a doutrina espírita?
- Qual a diferença entre médium e mediunidade?
- Quais são as referências no Livro dos Médiuns?
- Será que os homens são quase médiuns?
- Qual o desenvolvimento da faculdade mediúnica?

O que é ser médium Segundo Kardec?
Ouça em voz altaPausar- O QUE É MEDIUNIDADE? O dicionário Aurélio define “mediunidade” como a condição de médium; e “médium” como o intermediário entre os vivos e as almas dos mortos. Allan Kardec também define “médium” em diversos trechos de suas obras, sendo o vocábulo advindo do latim.
O que é mediunidade Feb?
Ouça em voz altaPausarSão grupos constituídos por um número reduzido de participantes, mas que revelam experiência e habilidade no trato com os Espíritos seriamente desarmonizados.
O que é uma mediunidade ostensiva?
Ouça em voz altaPausarNesse sentido, o caráter ostensivo da mediunidade relaciona-se a uma propriedade de assimilação ou de magnetização dos perispíritos do médium e do espírito comunicante, que possibilita a comunicação.
Em que se baseia a doutrina espírita?
Ouça em voz altaPausarO Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.
Qual a diferença entre médium e mediunidade?
- Pessoa que pode servir de intermediário entre os Espíritos e os homens. Ao analisar os conceitos de médium e de mediunidade, faz notar que a palavra médium comporta duas acepções distintas, expressas com clareza neste trecho da Revue Spirite:
Quais são as referências no Livro dos Médiuns?
- Em O Livro dos Médiuns as referências nesse sentido são numerosas. No parágrafo 94, por exemplo, que trata das manifestações físicas espontâneas, os Espíritos informam que a aptidão de ser médium de efeitos físicos “se acha ligada a uma disposição física.” Bem mais adiante, ao estudar a formação dos médiuns (§ 209), Kardec retorna ao assunto:
Será que os homens são quase médiuns?
- Assim, por exemplo, a afirmação feita no parágrafo 159 de O Livro dos Médiuns de que “todos [os homens] são quase médiuns” deverá ser entendida apenas na acepção ampla do termo, pois sabemos, pela questão 459 de O Livro dos Espíritos, que todos somos passíveis de receber a influência dos Espíritos, ainda que sob a forma sutil de intuição.
Qual o desenvolvimento da faculdade mediúnica?
- O desenvolvimento da faculdade mediúnica depende da natureza mais ou menos expansível do perispírito do médium e da maior ou menor facilidade da sua assimilação pelo dos Espíritos; depende, portanto, do organismo e pode ser desenvolvida quando exista o princípio; não pode, porém, ser adquirida quando o princípio não exista.