O que é o Teorema de Tales?

O que é o Teorema de Tales?
Teorema de Tales afirma que um feixe de retas paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais. Desse modo, se temos duas retas paralelas “cortadas” por duas transversais, os segmentos formados por essa intersecção são proporcionais.
Como se faz o Teorema de Tales?
“Se duas retas são transversais a um conjunto de três ou mais retas paralelas, então a razão entre os comprimentos de dois segmentos quaisquer determinados sobre uma delas é igual a razão entre os comprimentos dos segmentos correspondentes determinados sobre a outra.”
Como posso usar o Teorema de Tales no meu dia a dia?
Aplicações do Teorema de Tales
- O Teorema de Tales possui diversas aplicações no cotidiano, constituindo uma importante ferramenta da Geometria no cálculo de distâncias inacessíveis e nas relações envolvendo semelhança entre triângulos. ...
- Portanto, a ponte terá 20 metros de comprimento. ...
- Exemplo 3.
Para que é usado o Teorema de Tales?
Ele é utilizado para auxiliar no encontro de medidas desconhecidas. O enunciado do teorema de Tales diz o seguinte: Dado um feixe de retas paralelas, há segmentos proporcionais sobre duas ou mais retas transversais. As retas r1 r2 e r3 são paralelas, e as retas t1 e t2 são transversais.
Quais são as consequências do Teorema de Tales?
. Teorema (Tales) Um feixe de retas paralelas determina em duas retas transversais segmentos correspondentes diretamente proporcionais. Teorema. Se uma reta, paralela a um dos lados de um triângulo, corta os outros dois lados, então ela os divide na mesma razão.
Como fazer o Teorema de Tales cruzado?
Se duas retas são transversais de um feixe de retas paralelas, então a razão entre dois segmentos quaisquer de uma delas é igual à razão entre os respectivos segmentos correspondentes da outra.