adplus-dvertising

Quem tem direito de fazer laqueadura pelo SUS?

Índice

Quem tem direito de fazer laqueadura pelo SUS?

Quem tem direito de fazer laqueadura pelo SUS?

Quem pode fazer laqueadura As regras para a realização da laqueadura, no SUS ou pelo convênio, estão na lei de planejamento familiar (lei federal n° 9.263/96). A condição básica para que uma mulher esteja apta a realizar a cirurgia é ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.

Quais as condições para fazer laqueadura?

Pela lei, quem pode fazer laqueadura?

  • Mulheres com mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos. ...
  • Mulheres casadas com aprovação do cônjuge. ...
  • Risco de vida à saúde da mulher. ...
  • Outras considerações: ...
  • Plano de saúde. ...
  • SUS.

Qual a idade permitida para fazer laqueadura?

A lei diz que a laqueadura pode ser feita em qualquer mulher com mais de 25 anos ou que tenha pelo menos dois filhos vivos. É principalmente recomendada para mulheres que podem apresentar risco de saúde como diabetes tipo 1, tanto para ela quanto para o bebê, caso engravidem.

O que a lei diz sobre laqueadura?

O Projeto de Lei 4515/20 reduz de 25 para 20 anos a idade mínima para que brasileiros – homens e mulheres – optem pela esterilização voluntária. O texto também acaba com a exigência atual de o interessado ter pelo menos dois filhos vivos para tomar a decisão, caso não tenha a idade mínima.

Quanto custa uma cirurgia de laqueadura particular?

Na rede privada, os custos podem variar de acordo com a estrutura. “As laqueaduras geralmente variam de R$ 5.000 a R$ 10.000 dependendo do médico, hospital, equipe e da técnica utilizada. Nesses valores estão inclusos os honorários médicos, como o cirurgião, anestesista e auxiliar.

Quantos anos pode operar para não ter mais filhos?

No Brasil, os procedimentos devem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde, sem custos, quando cumpridas as exigências da Lei 9.263. O documento autoriza o procedimento em mulheres e homens acima de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.

Qual é o direito à laqueadura no Brasil?

  • A discussão sobre o direito à laqueadura no país vem ao encontro de um número crescente de brasileiras dizendo não à maternidade. Segundo o IBGE, em 2004 elas representavam 10% da população feminina; em 2014, já eram 14%. A Lei 9.263, de 1996, mais conhecida como Lei do Planejamento Familiar, garante esse direito a elas.

Qual a lei que permite a cirurgia de laqueadura?

  • A lei vigente só permite a cirurgia, nessas situações, se a mulher tiver se submetido a sucessivas cesarianas anteriores. “A laqueadura, 60 dias pós o parto ou mais tarde, implica nova internação, novo procedimento anestésico, com necessidade de recuperação e alteração da rotina.

Como é feito o procedimento de laqueadura na saúde?

  • O procedimento está previsto em lei e pode ser feito nas unidades de saúde que possuem serviços de ginecologia, obstetrícia ou maternidade, segundo o Ministério da Saúde. Em 2019, foram realizadas 73.658 laqueaduras pela rede pública de saúde, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde.

Como é a laqueadura?

  • A laqueadura é uma cirurgia um pouco mais complicada que a vasectomia, procedimento de esterilização feito em homens. É caracterizada pelo corte e ligamento cirúrgico das tubas uterinas, impedindo o processo de fecundação. Mas Karoline não teve problemas na recuperação.

Postagens relacionadas: