O que pode ocorrer com o jovem aprendiz que falta o curso de jornada teórica e não apresenta justificativa?
Índice
- O que pode ocorrer com o jovem aprendiz que falta o curso de jornada teórica e não apresenta justificativa?
- O que acontece se o jovem aprendiz falta no curso?
- Em que ocasiões o aprendiz poderá deixar de comparecer à aprendizagem teórica ou prática sem prejuízo em seu salário?
- Pode descontar contribuição sindical de menor aprendiz?
- O que faz um jovem aprendiz no mercado?
- Qual a legislação regulamenta a implementação da Lei da aprendizagem?
- Quais são os conceitos gerais da Lei da aprendizagem?
- Por que a falta é justificada pela Lei?
- Por que as empresas devem entender sobre as faltas justificadas?

O que pode ocorrer com o jovem aprendiz que falta o curso de jornada teórica e não apresenta justificativa?
Sim. Tendo em vista que as horas concernentes às atividades teóricas também são computadas na jornada de trabalho do aprendiz, caso o jovem falte no curso e não apresente justificativa legal (artigo 131 da CLT), poderá ter esta falta descontada do seu salário.
O que acontece se o jovem aprendiz falta no curso?
A falta ao curso de Aprendizagem pode ser descontada do salário do Jovem Aprendiz? Sim, pois as horas dedicadas às atividades teóricas também integram a jornada do aprendiz, podendo ser descontadas as faltas que não forem legalmente justificadas (art.
Em que ocasiões o aprendiz poderá deixar de comparecer à aprendizagem teórica ou prática sem prejuízo em seu salário?
LICENÇA GALA – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de seu casamento (a contar a partir da data do casamento civil); LICENÇA PATERNIDADE – 5 (Cinco) dias a contar da data de nascimento da criança. (Art. 7º e 10 – CF/1988)
Pode descontar contribuição sindical de menor aprendiz?
O aprendiz é considerado empregado para todos os efeitos, estando, portanto, sujeito ao desconto da contribuição sindical, como os demais empregados.
O que faz um jovem aprendiz no mercado?
O jovem aprendiz pode trabalhar tanto em empresas privadas quanto públicas, de médio e grande porte e de todos os segmentos de mercado. O mais comum é que o jovem aprendiz desenvolva funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório, adquirindo vivência e experiências corporativas.
Qual a legislação regulamenta a implementação da Lei da aprendizagem?
- O Manual reúne toda legislação que regulamenta a implementação da Lei da Aprendizagem.
Quais são os conceitos gerais da Lei da aprendizagem?
- Lei da Aprendizagem: Conceitos Gerais. A Lei da Aprendizagem, por meio da lei de número 10.097/2000, juntamente com o decreto Federal nº 5.598/2005, determina que as empresas de médio a grande porte devem possuir uma porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho e/o estágio, sendo que estes demandem alguma função dentro da ...
Por que a falta é justificada pela Lei?
- Agora que já sabemos o que é uma falta justificada e não justificada, vamos ver em quais situações a falta é justificada pela lei? Como comentei no início do texto, de acordo com a legislação trabalhista, existem algumas situações em que o colaborador pode se ausentar da empresa sem sofrer desconto em sua remuneração.
Por que as empresas devem entender sobre as faltas justificadas?
- Por que as empresas devem entender sobre as faltas justificadas? Para que não sofram nenhuma penalidade trabalhista, as empresas devem atentar a todas as questões legais que envolvem as faltas justificadas. Inclusive, é necessário ter ciência dos casos em que o patrão está protegido de qualquer ação realizada por má-fé.