É obrigatório trabalhar domingo e feriado?
Índice
- É obrigatório trabalhar domingo e feriado?
- Pode fazer admissão no domingo?
- Como funciona hora extra no domingo?
- Quantas horas extras pode fazer no feriado?
- O que diz a lei sobre o trabalho aos domingos e feriados?
- Por que o Domingo é obrigatório para trabalhar ao domingo?
- Qual o acréscimo para o trabalho efetuado no domingo?
- Qual a autorização para o trabalho aos domingos e feriados?

É obrigatório trabalhar domingo e feriado?
O trabalho aos domingos e feriados é permitido, desde que observadas algumas regras. Afinal de contas, o objetivo principal das leis trabalhistas é tratar dos direitos dos colaboradores e, entre eles, manter a integridade física e mental deles.
Pode fazer admissão no domingo?
Se domingo é dia de trabalho,não há problema.
Como funciona hora extra no domingo?
Finais de Semana e Feriados A depender da escala de trabalho a configuração da hora extra muda. No entanto, a hora extra do feriado e do final de semana, sábado e domingo, vale o dobro, ou seja, 100% da hora normal de trabalho.
Quantas horas extras pode fazer no feriado?
Feriados. Quando o colaborador é convocado para trabalhar em feriados regionais ou nacionais, ele tem direito a receber horas extras diferenciadas. É dever do empregador pagar, no mínimo, 100% a mais do valor da hora de trabalho.
O que diz a lei sobre o trabalho aos domingos e feriados?
- O que diz a lei sobre o trabalho aos domingos e feriados? A lei mais importante sobre o trabalho aos domingos e feriados é a Constituição Federal de 1988. Ela é a norma maior do país e todas as outras legislações devem estar de acordo com ela.
Por que o Domingo é obrigatório para trabalhar ao domingo?
- O domingo é o dia de descanso semanal obrigatório por lei, apesar de em alguns trabalhos ser admissível trabalhar ao domingo (art. 232.º do Código do Trabalho). Para saber se tem direito a ser compensado em tempo e em dinheiro por trabalhar ao domingo, tem de saber se o seu empregador está autorizado a trabalhar ao domingo.
Qual o acréscimo para o trabalho efetuado no domingo?
- O trabalho efetuado fora do horário de trabalho, que seja prestado em domingo, deve ser pago com acréscimo de 50% por cada hora ou fração (art. 268.º do Código do Trabalho). Além da compensação remuneratória, se fizer horas extra ao domingo, tem direito a um dia de descanso remunerado num dos 3 dias seguintes.
Qual a autorização para o trabalho aos domingos e feriados?
- Parte dessa atualização foi realizada, como veremos mais adiante, pela Portaria 604/2019, que dispõe sobre “a autorização permanente para trabalho aos domingos e feriados civis e religiosos a que se refere o artigo 68, parágrafo único, da CLT”. Na verdade, a medida ampliou o número de categorias autorizadas a funcionar aos domingos e feriados.