Qual o principal objetivo da lei Sarbanes-oxley?
Índice
- Qual o principal objetivo da lei Sarbanes-oxley?
- O que é a lei SOX?
- Por que empresas brasileiras precisam seguir a lei Sarbanes-oxley se esta foi criada no USA?
- Quem está obrigado a cumprir a lei Sarbanes-oxley?
- Qual a importância da lei Sarbanes-oxley para as empresas?
- Quais os reflexos da Lei Sarbanes-oxley para a governança corporativa nas empresas brasileiras?
- O QUE É lei SOX e qual sua função?
- Quais os impactos da SOX?
- O que motivou o surgimento da Lei Sarbanes-oxley?
- Qual a importância da lei Sarbanes-Oxley para as empresas?

Qual o principal objetivo da lei Sarbanes-oxley?
A Lei Sarbanes-Oxley é uma reação da legislação americana aos escândalos financeiros da Enron, WorldCom, entre outros. Foi promulgada em janeiro de 2002, nos Estados Unidos. Esta lei estabelece regras para Governança Corporativa relativas à divulgação e à emissão de relatórios financeiros.
O que é a lei SOX?
SOX é o apelido dado para a lei Sarbanes-Oxley. Também conhecida como SOXO ou Sarbox, ela é responsável por aperfeiçoar a governança corporativa e as prestações de contas destas corporações como, por exemplo, a divulgação de informações sobre o balanço patrimonial, despesas e receitas, a fim de garantir o compliance.
Por que empresas brasileiras precisam seguir a lei Sarbanes-oxley se esta foi criada no USA?
Qual é o principal objetivo dessa lei? O principal objetivo da Sarbanes-Oxley é exigir a governança corporativa nas companhias, com foco na gestão financeira, para evitar fraudes e trazer equilíbrio ao mercado de capitais.
Quem está obrigado a cumprir a lei Sarbanes-oxley?
A SOX se aplica a todas as empresas, sejam elas americanas ou estrangeiras, que tenham ações registradas na SEC (Securities and Exchange Comission, o equivalente americano da CVM brasileira).
Qual a importância da lei Sarbanes-oxley para as empresas?
Ela estabelece a proteção aos acionistas, exigindo o aprimoramento dos controles financeiros internos dentro das organizações. Ela aplica exigências de governança corporativa e ajuda a coibir abusos por meio da implementação de mudanças efetivas e sustentáveis.
Quais os reflexos da Lei Sarbanes-oxley para a governança corporativa nas empresas brasileiras?
Em resumo, o artigo 404 da Lei Sarbanes-Oxley criou um paradigma de boa governança corporativa, de imputabilidade e, em particular, de controles internos. A responsabilidade dos presidentes, diretores financeiros e membros de comitê de auditoria passou a ser claramente maior.
O QUE É lei SOX e qual sua função?
A lei Sarbanes-Oxley, apelidada de Sarbox ou ainda de SOX, visa garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, de modo a mitigar riscos aos negócios, evitar a ocorrência de ...
Quais os impactos da SOX?
Consequências da Sox em relação a Governança Corporativa Maior transparência do ambiente de controle da empresa. Torna mandatório a formalização dos controles internos e a gestão de riscos. Exige procedimentos para prevenção e detecção de fraudes. Maior credibilidade das divulgações ao mercado.
O que motivou o surgimento da Lei Sarbanes-oxley?
Motivada por escândalos financeiros corporativos (dentre eles o da Enron, que acabou por afetar drasticamente a empresa de auditoria Arthur Andersen), essa lei foi redigida com o objetivo de evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança a respeito da ...
Qual a importância da lei Sarbanes-Oxley para as empresas?
Ela estabelece a proteção aos acionistas, exigindo o aprimoramento dos controles financeiros internos dentro das organizações. Ela aplica exigências de governança corporativa e ajuda a coibir abusos por meio da implementação de mudanças efetivas e sustentáveis.