Qual a lei do sigilo profissional?
Índice
- Qual a lei do sigilo profissional?
- Em quais situações o profissional de enfermagem pode quebrar o sigilo profissional?
- O que é resguardar o sigilo profissional?
- De quem é o dever de manter o segredo profissional?
- Qual a consequência de uma quebra de sigilo profissional?
- Qual a obrigação do sigilo profissional?
- Será que o sigilo pode ser quebrado?
- Como é usado o sigilo profissional na advocacia?

Qual a lei do sigilo profissional?
Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa. Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.
Em quais situações o profissional de enfermagem pode quebrar o sigilo profissional?
Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais.
O que é resguardar o sigilo profissional?
O sigilo profissional está resguardado como cláusula pétrea inserta no artigo 5º, incisos XIII e XIV da Constituição Federal ao prever que "XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; XIV - é assegurado a todos o acesso à ...
De quem é o dever de manter o segredo profissional?
O sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo, porém sempre restrito ao interesse da causa”.
Qual a consequência de uma quebra de sigilo profissional?
- Sendo assim, as consequências da uma quebra de sigilo profissional podem ser, à luz da legislação laboral, encaradas da mesma forma do que qualquer outro aspeto vigente no contrato que é quebrado por uma das partes.
Qual a obrigação do sigilo profissional?
- O sigilo profissional é observado na Constituição Federal. O sigilo profissional está atrelado à ética e a moral da profissão e compreende que o advogado mantenha em segredo tudo o que vier a tomar conhecimento em relação ao seu cliente. A obrigação do sigilo independe do pedido do cliente, pois é inerente ao exercício da profissão.
Será que o sigilo pode ser quebrado?
- O sigilo pode ser quebrado se o crime é de ação pública que não dependa de representação, ou seja, aquela que não necessita da reclamação da vítima. Todavia, não se pode esquecer que o paciente não deve ser exposto a procedimento criminal. Essas duas condições devem ser respeitadas simultaneamente.
Como é usado o sigilo profissional na advocacia?
- O sigilo profissional é muito usado em Portugal no universo dos negócios, da advocacia, da política, ou da medicina.